A escola West Elementary School, na cidade de Cullman, EUA, instalou uma estrutura blindada no interior do edifício. O sistema de segurança, à prova de bala, é projetado para proteger alunos e professores em um tiroteio, além de servir de abrigo em caso de um desastre natural.
A estrutura blindada leva cerca de dez segundos para ser totalmente montada. Um vídeo que teve quase 28 milhões de visualizações no Twitter mostra como o sistema funciona.
Here is the safe room in action! While it’s simple to put in place, both teachers with one in their classroom said they keep them set up and students use them as sensory or hang out rooms https://t.co/QGDh2gFxj1 pic.twitter.com/5FEgGTNt1L
— Gillian Brooks (@GillianBNews) March 13, 2023
Os professores da West Elementary fizeram uma demonstração do sistema na segunda-feira 13 para provar como o equipamento funciona e como sua montagem é rápida. A apresentação contou com a presença de deputados que interessaram pelo sistema de segurança.
Cada uma das salas seguras custa pouco menos de 60 mil dólares (R$ 300 mil). Os responsáveis estão explorando opções para conseguir financiamento para implementar mais desses sistemas em outras instituições de ensino.
O fabricante do sistema de segurança disse que o projeto surgiu depois da tragédia de 2022 em uma escola no Texas, onde 19 crianças e duas professoras foram assassinadas por um atirador.
A partir de agora o que as aulas de educação física mais ensinam é fazer agachamento. No Brasil políticas assim são comuns: quando um enorme buraco causa muitos acidentes numa rodovia, a providência escolhida é construir um hospital bem perto.