Em coletiva para a imprensa estrangeira realizada no fim de semana, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, revelou mais detalhes sobre como o Hamas transformou os hospitais da Faixa de Gaza em pontos de escudo humano. O novo vídeo mostra entradas subterrâneas construídas no Hospital Sheikh Hamad, dando acesso aos túneis usados pelos terroristas.
A apresentação detalhada para os correspondentes internacionais aconteceu neste domingo, 5. O foco foram as evidências de que o Hamas usa a população civil de Gaza.
“Não aceitaremos o uso cínico de hospitais pelo Hamas para esconder a sua infraestrutura terrorista”, disse Hagari.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O vídeo obtido pelas FDI mostra, também, os terroristas atirando contra os militares israelenses de dentro da área de um hospital mantido financeiramente pelo Catar.
Com essas construções subterrâneas nas instituições de saúde de Gaza — onde o grupo se esconde e faz plataformas de lançamentos de mísseis —, os terroristas do Hamas forçam os moradores de Gaza a entrar na linha de fogo. Para o porta-voz internacional das FDI, tenente-coronel Richard Hecht, a estratégia é clara.
“O objetivo é maximizar as casualidades dos civis em Gaza”, disse Hecht. “É apontar o dedo para Israel, independentemente de quem os agride, e fazer com que o mundo condene Israel.”
Leia também: “QG central do Hamas fica no subsolo do maior hospital de Gaza, informa Israel”
Israel acusa Hamas de impedir a saída dos civis
Em postagem no Twitter/X, o governo de Israel lembrou dos inúmeros pedidos que fizeram para que a população evacuasse a região, inclusive “recentemente”. Os israelenses acusam o Hamas de impedir a saída dos civis do norte da Faixa de Gaza.
“As nossas forças fazem tudo o que está ao seu alcance para manter os inocentes em Gaza fora de perigo”, afirmou, em nota, o governo israelense. “Fizemos quase 20 mil chamadas aos habitantes de Gaza, pedindo-lhes que evacuassem (a área) para sua própria segurança. O Hamas está impedindo a saída dos inocentes.”
Leia também: “Israel divulga vídeo para mostrar que não bombardeou hospital em Gaza”