País foi o primeiro da Europa a superar a pandemia do coronavírus e reabrir as suas fronteiras para o turismo
Centenas de esquiadores retornaram aos resorts dos altos das montanhas nevadas da Eslovênia neste último domingo, 17. Após dois meses de lockdown, o pequeno país foi o primeiro do continente a decretar o fim da pandemia e reabrir as fronteiras.
Apesar disso, porém, A Eslovênia, com cerca de dois milhões de habitantes, ainda exige que todos respeitem as normas de distanciamento social e que usem máscaras e lavem as mãos ao entrar em espaços públicos fechado, informa a Reuters.
O resort de Kanin, localizado próximo à fronteira italiana, recebeu 200 esquiadores na manhã do último domingo, com a perspectiva de mais de 300 ao longo de todo o dia.
“É único, fantástico, o clima, a neve, o silêncio, o ar, ser livre”, disse Barbara e Franci, um casal da capital do país Ljubljana, para a Reuters.
Com uma economia muito dependente do turismo, o governo da Eslovênia ofereceu auxílio econômico para o setor, que mesmo assim está sendo muito afetado. É esperado que a economia do país sofra uma retração de 8% neste ano.