publicidade
Mundo

Espanha anuncia plano para regularizar 500 mil imigrantes

Medida do governo Pedro Sánchez amplia autorizações de residência e trabalho e será implantada por meio de decreto presidencial

O movimento do governo Sánchez vem num momento em que vários países europeus têm discutido formas de endurecer políticas migratórias | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O movimento do governo Sánchez vem num momento em que vários países europeus têm discutido formas de endurecer políticas migratórias | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo da Espanha anunciou um plano de regularização migratória que pode beneficiar entre 500 mil e 800 mil pessoas. A medida foi apresentada pela ministra da Seguridade Social e Migrações do país, Elma Saiz, e deve entrar em vigor em abril de 2026, com prazo de pedidos até 30 de junho.

Pelo desenho divulgado, o plano concede autorização de residência e trabalho e não estabelece restrição de nacionalidade. Com isso, estrangeiros de diferentes origens, inclusive brasileiros, podem ser beneficiados desde que cumpram os critérios estabelecidos.

Receba nossas atualizações

A ministra informou que a regularização se aplicará a pessoas que tenham chegado ao país antes do dia 31 de dezembro de 2025 e que consigam comprovar ao menos cinco meses de residência na Espanha. Uma das exigências para a regularização é a ausência de antecedentes criminais.

Governo da Espanha usa decreto e evita impasse no Parlamento

O plano foi proposto na forma de decreto presidencial, mecanismo que permite ao Executivo implementar a medida sem que esta precise ser aprovada pelo Parlamento.

A opção pelo decreto ocorre num cenário em que o governo do socialista Pedro Sánchez enfrenta dificuldades para formar uma maioria sólida na Câmara. Segundo veículos de imprensa locais, a iniciativa ganhou tração depois de pressão do partido Podemos, que integra o campo de apoio ao governo e reivindicava uma solução “extraordinária” para migrantes em situação irregular.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A decisão provocou reação de partidos adversários do governo. De acordo com a imprensa europeia, o Partido Popular (PP) e o Vox criticaram a medida, associando-a a riscos de sobrecarga de serviços públicos e a incentivo à imigração irregular. Por isso, pretendem apelar à Justiça espanhola contra o decreto.

O movimento do governo Sánchez vem num momento em que vários países europeus têm discutido formas de endurecer políticas migratórias. A Espanha tenta se apresentar como exceção, defendendo uma estratégia de integração e regularização com argumentos econômicos e demográficos.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcos Sleiman Molina
    Marcos Sleiman Molina

    Necessário e urgente. Vai faltar gente lá também. Isso vai dar um setup cultural na Espanha. Na Europa. A família tem que voltar a ser o oxigênio da sociedade. Edifiquemos soluções práticas e publiquemos na net. Isso aproximará afins e mais um movimento pró-família será iniciado e, se bem conduzido, exitoso. Graças a Deus.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.