A Espanha decidiu retirar “definitivamente” sua embaixadora na Argentina, María Jesús Alonso Jiménez. A deliberação se deu depois de o presidente argentino, Javier Milei, recusar-se a pedir desculpa por ter chamado Begoña Gómez, mulher do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de “corrupta”.
O anúncio foi realizado pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, nesta terça-feira, 21. “Estamos retirando nossa embaixadora em Buenos Aires”, declarou. As informações são do jornal O Globo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O ministro também afirmou que Alonso Jiménez, que já havia sido convocada para consultas no último domingo, 19, agora “permanecerá definitivamente em Madri”. Com isso, a Argentina ficará sem um embaixador espanhol.
José Manuel Albares também afirmou que as declarações do presidente argentino são “extremamente graves” e “sem precedentes na história das relações internacionais”.
Intensificação de críticas entre Espanha e Argentina
José Manuel Albares intensificou as críticas à Argentina depois de Javier Milei, que visitou a Espanha recentemente, afirmar em uma entrevista ao canal TN que não se desculparia pelo ocorrido, contrariando o pedido de Sánchez.
Milei declarou que não iria pedir desculpas ao primeiro-ministro da Espanha “em nenhuma circunstância”. Justificou-se ao dizer que se sentiu atacado por funcionários do governo espanhol que o rotularam de “xenófobo, racista, ultradireitista, negador da ciência e misógino”.
Leia também: “Javier Milei se encontra com líderes da direita europeia na Espanha”
O presidente argentino disse que a “situação é promovida com o kirchnerismo, está coordenada com o kirchnerismo”, além de ser “gravíssima”. Acrescentou que “não há dúvidas” de que o ex-presidente argentino Alberto Fernández é “assessor de Pedro Sánchez”.
Também ao canal TN, o ministro do Interior da Argentina, Guillermo Francos, já havia declarado que “nenhum pedido de desculpa era necessário”. Destacou que, na realidade, seria Pedro Sánchez quem deveria se desculpar com Milei pelas “coisas ditas” sobre ele.
A mulher do primeiro-ministro é institucional?
Para o Primeiro Ministro da Espanha demorar 5 dias para pedir demissão, com certeza ele mesmo não confia nas atitudes da própria mulher.
A esquerda gosta de atacar e rotular seus adversários, mas quando houvem algumas verdades ficam nervosinhos. Velho ditado: “quem diz o que quer ouve o que não quer.” Vai firme Milei!
PRECISAMOS DE UM MILEI. ELE É UM BOLSONARO DE SACO ROXO.
Xavier Milei falou a verdade
Milei está fazendo tudo que Bolsonaro devia ter feito e não fez. Se Bolsonaro desse um pé na bunda dos milicos traidores, que hoje lambem o rabo de ladrões, exonerasse em caráter irrevogável membros dos judiciários que cometeram crimes, hoje não teríamos nosso país entregue ao crime organizado, totalmente aparelhado, de cabo a rabo em todas as instituições.
Da lhe Milley
Já sabemos que se trata de “fake news”(…) A dúvida que fica é: 1) É mentira? OU 2) É verdade, mas escancara (MAIS UMA) corrupção da esquerda pelo mundo?
FINALMENTE UM MACHO PARA ESFREGAR CERTAS VERDADES NA CARA DOS ESQUERDISTAS