publicidade
Mundo

Espanha é favorita ao título da Copa do Mundo, segundo supercomputador

Equipe manteve a base desde a Olimpíada de Tóquio 2020

Espanha Copa 2026 Eurocopa 2024 futebol
Oyarzabal e Olmo faziam parte do time da Espanha nos Jogos de Tóquio 2020 | Foto: Facebook/Federação Espanhola

A seleção da Espanha surge como a maior candidata ao título da Copa do Mundo de 2026 nas simulações realizadas pelo supercomputador da Opta Analysts. O modelo estatístico atribui 16,1% de chances ao time espanhol, seguido por França, com 13%, e Inglaterra, com 11,2%.

+ Leia mais notícias de Futebol em Oeste

Receba nossas atualizações

O favoritismo da equipe espanhola revela o trabalho de base que está sendo feito no futebol do país. Depois dos títulos da Copa do Mundo de 2010 e os da Eurocopa em 2008 e 2012, o futebol espanhol passou a ser uma referência na preparação de jogadores.

Conquistou os títulos da Liga das Nações em 2023 e nova Eurocopa em 2024. Antes, nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, foi vice-campeã. Conquistou a medalha de prata justamente diante do Brasil, quando foi derrotada por 2 a 1.

Aquele time é a base da atual equipe titular da Espanha. Oito jogadores que disputarão a Copa de 2026, atuaram naquela competição: Unai Simón, Cucurella, Eric García, Pedri, Merino, Zubimendi, Dani Olmo e Oyarzabal. Isso mostra a forte continuidade do trabalho de Luis de la Fuente, que era o técnico da equipe olímpica e hoje dirige a seleção principal.

Vários momentos levaram a ferramenta a atribuir o favoritismo à Espanha. Um deles foi a campanha irretocável da equipe nas Eliminatórias. Terminou em primeiro no grupo, que tinha Bulgária, Turquia e Geórgia, com direito a resultados como 3 a 0 sobre os búlgaros em Sofia e 6 a 0, fora de casa, na Turquia. A Espanha terminou invicta: cinco vitórias e um empate, com 21 gols marcados e apenas 2 sofridos.

Em 5 de junho de 2025, pela semifinal da Liga das Nações, a Espanha derrotou a França por 5 a 4 em Stuttgart. Fez cinco gols em uma das seleções mais fortes da Europa, já com dois de seus trunfos desde 2020: os pontas Lamine Yamal e Nico Williams, que se incorporaram ao atual grupo.

Sistema coloca Espanha como favorita na Copa de 2026

A mesma ferramenta, porém, não é totalmente precisa. Havia colocado o Brasil como favorito à Copa do Mundo de 2022, com 16% de probabilidade. A Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Croácia. No cenário atual, porém, a equipe brasileira não figura entre as cinco primeiras do ranking, ocupando a sexta posição, com pouco mais de 6% de chances de conquistar o título.

Leia mais: “Fifa define uniformes do Brasil para a Copa do Mundo”

O top 5 inclui ainda a Argentina, campeã mundial vigente, em quarto lugar com 10,4%, e Portugal, com 7%, na sequência. A Alemanha aparece logo atrás do Brasil, na sétima posição, com 5,1%.

Para gerar as estimativas, o sistema executa cerca de 10 mil simulações da competição. Em 35,9% desses cenários, o título ficaria com uma seleção sem conquistas anteriores de Copa do Mundo, embora a maior parte das projeções ainda favoreça seleções já campeãs. Outro erro da ferramenta ocorreu na última temporada da Premier League. O campeão, pela plataforma, seria o Liverpool, mas o título acabou ficando com o Arsenal.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade