Fim do confinamento acontecerá em etapas, até o fim de junho
À medida que o recuo da pandemia do novo coronavírus se confirma na Europa, vários países flexibilizam aos poucos as medidas de quarentena em vigor há várias semanas no continente. Os espanhóis puderam sair de casa para passear e praticar esportes ontem, pela primeira vez em 48 dias.
Na capital Madri, muitos moradores não perderam essa primeira oportunidade e saíram ao ar livre, sozinhos ou em grupo, e ocuparam calçadas e ruas.
As mesmas cenas eram vistas em Barcelona e várias outras cidades do país.
Os espanhois deverão respeitar alguns horários de saída para impedir uma grande aglomeração nas ruas. Crianças e idosos terão que manter um distanciamento social de segurança.
A Espanha planejou um fim de confinamento cauteloso para os 47 milhões de habitantes. Ele acontecerá em etapas, até fim de junho, para evitar um nova onda de contaminações.
Além disso, o presidente do governo, Pedro Sánchez, anunciou a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção nos transportes públicos, a partir de segunda-feira, 4, de acordo com a Rádio França Internacional.
O governo distribuirá seis milhões de unidades no país na própria segunda-feira. Outras sete milhões de máscaras serão enviadas a prefeituras e províncias.