Durante uma operação sigilosa, a Polícia Federal transferiu, entre o final de 2022 e as primeiras semanas deste ano, o espião russo Serguey Vladimirovitch Tcherkasov para a Penitenciária Federal de Brasília, presídio de segurança máxima na capital. Conforme noticiou a Folha na sexta-feira 24, acusação de espionagem foi feita pelo governo holandês.
Em abril do ano passado, Serguey, que se passava por Victor Muller Ferreira com documentos falsos, foi preso ao desembarcar no Brasil. Na ocasião, ele tentava se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia. Conforme o governo holandês, o espião seria um agente do serviço de inteligência da Defesa da Rússia.
A transferência para o presídio foi realizada depois que a embaixada da Rússia no Brasil pediu ao Supremo Tribunal Federal a extradição do espião. Anteriormente, Serguey estava detido na carceragem da PF, em São Paulo.
Relacionadas
Espiões como Serguey podem ser recrutados ainda jovens, treinados e enviados para diferentes países a fim de coletar informações para a Rússia. No Brasil, Serguey foi condenado a 15 anos de prisão por uso de documento falso, mas ainda é investigado por espionagem.
A apuração está em curso e deve revelar como ele atuava no Brasil. A PF pretende descobrir se o russo espionou algum cidadão, autoridade, instituição brasileira ou se o país era apenas sua base para atuar em favor do governo russo em outras localidades.
Com bom comportamento em menos de 4anos o russo estará nas ruas pronto pra continuar a agir a mando do Kremilim, vai ser um passeio no parque. Quando vamos ter uma agencia de inteligência que atue de verdade? ABIN não vale pra nada , a não ser fazer dociês pra politicágem.
Esse é o novo Cesari Batistti. O Molusco e o Dinosauro vão mantê-lo por quatro anos aqui.
O ladrão vsi conceder a estradição, ou vai dizer que estava aqui a mando do Bolsonaro para melar as eleições.
Sergey se passava por Muller e foi enviado jovem, segundo a reportagem do dia 24.
Logo o ditador cabeçudo ou o beiçola laxante liberam ele pra Russia.
Espionagem e falsidade ideológica não é nada no Brasil, mas agora escrever o que escrevi é perigoso, posso ter o computador apreendido e ficar indefinidamente na prisão.