A esquerda latino-americana, representada pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), convocou uma reunião de urgência para tratar de questões migratórias e dos recentes embates com o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um ícone da direita mundial.
O encontro foi convocado pela presidente hondurenha, Xiomara Castro, a pedido do líder colombiano, Gustavo Petro. A reunião será na próxima quinta-feira, 30, em Tegucigalpa, capital de Honduras.
No Brasil, o Ministério das Relações Exteriores informou que exigirá explicações do governo dos Estados Unidos sobre a deportação de 88 brasileiros algemados, classificada como “degradante” pelo Itamaraty. A chegada dos deportados ocorreu na sexta-feira 24. Segundo o ministério, essa medida infringe um acordo bilateral de 2018, que prevê tratamento digno e respeitoso aos repatriados.
Chama atenção no episódio o fato de que durante o governo de Joe Biden, mais alinhado ideologicamente à esquerda da América Latina, não havia reclamações — ao menos publicamente — sobre a deportação de imigrantes e tampouco sobre o uso de algemas. Biden deportou mais brasileiros que Trump, em seu primeiro mandato.
+ Brasil recebeu 32 voos com deportados dos EUA pela gestão Biden e nunca reclamou de algemas
Além disso, o uso de algemas e de correntes nos pés dos deportados é um procedimento adotado pelo governo norte-americano há anos, inclusive no governo Biden, para garantir a segurança do voo. Os deportados são pessoas que entraram ilegalmente nos EUA e estavam presas, normalmente por contravenções penais ou crimes de menor potencial ofensivo.
O Planalto ainda não confirmou a participação do Brasil na reunião da Celac. O presidente Lula e o chanceler Mauro Vieira se reunirão para discutir como o Brasil abordará o tema na reunião
EUA X Colômbia
A situação também gerou repercussões na Colômbia, onde Gustavo Petro se recusou a receber voos fretados pelos EUA com cidadãos deportados. O presidente colombiano destacou que “os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos como criminosos” e afirmou que taxará produtos norte-americanos em 25%.
A resposta de Trump foi imediata: o governo norte-americano anunciou tarifas de 25% sobre todos os produtos colombianos que entram nos Estados Unidos.
O governo dos EUA considerou que a decisão colombiana de não aceitar os deportados coloca em risco sua segurança nacional. O presidente dos Estados Unidos declarou que “essas medidas são apenas o começo”, sinalizando que outras ações poderão ser tomadas se a Colômbia não cumprir suas obrigações legais.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Petro teve de recuar e anunciar que voltaria a receber os deportados.
Além das tarifas, os EUA anunciaram sanções relacionadas a vistos de oficiais do governo colombiano e seus aliados, intensificando as inspeções para colombianos que entram no país.
A Celac
A Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) é uma organização esquerdista criada em 2010 pelo então ditador da Venezuela, Hugo Chávez, com a participação de todos os governantes socialistas da região. Em 2023, o governo Lula incluiu o Brasil novamente na organização.
Em 2020, o governo de Jair Bolsonaro (PL) oficializou a saída da Celac, que excluiu de sua composição Estados Unidos e Canadá e incluiu — sem nenhuma reprovação pública — as ditaduras de Cuba, Nicarágua e a própria Venezuela. Ao todo, 33 países fazem parte da organização.
Como irão reagir?
Taxando as importações americanas em 25% ?
Essa reunião é teatro puro.
🚨🚨🚨🚨🚨🚨 30 trilhões de dólares , esse é o PIB dos EUA , os demais paisecos juntos não somam 5 trilhões .
Essa confraria de vermelhos, representantes de países quebradas por eles mesmo tem muita ousadia ou muita cara de pau……..aposto que Trump não irá mais dormir de tanta preocupação..Aliás o ilustre MRE do Brasil, Mauro Vieira não tem voz nenhuma aqui no Brasil ainda se atreve a querer fazer demanda contra o governo americano…..é uma palhaçada atrás da outra, digna de governos irresponsáveis.
Encontro dos vagabundos da América latrina. Cadê aquela bomba esperta? Teria feito um grande bem à humanidade. Vade retro, Satanás.
os caras vão fazer uma reunião sobre não aceitar os criminosos que estão sendo deportados! legal, excelente ideia! ameaça os EUA, vamos lá! confia! agora chama o Trump de golpista!
Senhores, mandatários e comparsas da América Latrina, humilhação é a pessoa sair do seu pais de origem, por não suportar a falta de condição de vida e à miséria destruidora e avassaladora, causada por governos corruptos e ladrões, que só estão preocupados em se locupletar e enriquecer no poder, às custas de explorar e massacrar a população, como estamos vendo aqui na república da bananolândia, obrigando a pessoa a procurar outro país, mesmo que de forma ilegal, para tentar sobreviver e ter uma vida digna.
Isto sim, deve ser chamada de humilhação !!
Se a população fosse respeitada e reconhecida pelos governantes, ela jamais passaria por essa e por tantas outras situações humilhantes, que os senhores e os seus pares proporcionam.
AS PORTAS DO INFERNO FORAM ABERTAS.
O livro negro do comunismo não busca justificar ou encontrar causas para os atos cometidos sob a bandeira do comunismo. Tampouco pretende ser mais um capítulo na polêmica entre esquerda e direita, discutindo fundamentos ou teorias marxistas. Trata-se, sobretudo, de lançar luz a um saldo estarrecedor de mais de sete décadas de história de regimes comunistas: massacres em larga escala, deportações de populações inteiras para regiões sem a mínima condição de sobrevivência, fome e miséria que dizimaram milhões, enfim, a aniquilação de homens, mulheres, crianças, soldados, camponeses, religiosos, presos políticos e todos aqueles que, pelas mais diversas razões, se encontraram no caminho de implantação do que, paradoxalmente, nascera como promessa de redenção e esperança.
“…os regimes comunistas tornaram o crime em massa uma forma de governo”. Usando estimativas não oficiais, apresenta um total de mortes que chega aos 94 milhões. A estimativa do número de mortes alegado por Courtois é a seguinte:
• 20 milhões na União Soviética
• 65 milhões na República Popular da China
• 1 milhão no Vietname
• 2 milhões na Coreia do Norte
• 2 milhões no Camboja
• 1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
• 150 mil na América Latina
• 1,7 milhões na África
• 1,5 milhões no Afeganistão
• 10 000 mortes “resultantes das ações do movimento internacional com
Em edição revisada e com capa nova, O livro negro do comunismo traz uma vasta e complexa pesquisa — os locais, as datas, os fatos, os carrascos, as vítimas contadas às dezenas de milhões na URSS e na China, e os milhões em pequenos países como a Coreia do Norte e o Camboja. Além disso, a obra é amparada por um encarte de 32 páginas com cerca de 80 imagens e por mapas que situam e oferecem ainda mais embasamento ao leitor.
Publicado originalmente na França, no momento em que a Revolução de Outubro de 1917 completava 80 anos, O livro negro do comunismo logo se tornou sucesso de livraria, com enorme repercussão, e deflagrou diversas polêmicas. Com mais de um milhão de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 25 idiomas, O livro negro do comunismo se consagrou e segue como uma obra referencial em estudos sobre o tema até os dias atuais, desempenhando um papel fundamental na compreensão das tragédias e complexidades do século XX.
A grande fome de Mao
por Frank Dikötter (Autor)
Este relato é uma reformulação fundamental da história da República Popular da China. Com riqueza de detalhes, pesquisa e um texto pontual, Frank Dikötter expõe um importante período da história chinesa e mostra que, em vez de desenvolver o país para se equiparar às superpotências mundiais, comprovando assim o poder do comunismo — como Mao imaginara —, o Grande Salto Adiante na verdade foi um passo gigante e catastrófico na direção oposta. O país virou palco de um dos assassinatos em massa mais cruéis de todos os tempos: pelo menos 45 milhões de pessoas morreram de exaustão, fome ou vítimas de abusos mortais das autoridades. Descortinando as maquinações cruéis nos corredores do poder e o cotidiano da população comum, A grande fome de Mao dá voz aos mortos e esquecidos.
Eu não consigo entender como tem pessoas que votam no Lula. O cara é ex-presidiário por roubo, cachaceiro, mentiroso contumaz, analfabeto
Sr Laudares, leia esse livro e vai entender qual é a razao .
Eles podem ter várias faces. Disfarçados de pessoas de bem, autora de mentes ansiosas ocultam o que realmente são: seres calculistas, manipuladores e insensíveis aos sentimentos alheios. Estão ao nosso lado no trabalho, na escola, na vizinhança e no círculo familiar e, a qualquer momento, podem gerar destruição em nossa vida. Eles são os psicopatas, uma ameaça real e silenciosa para toda a sociedade.
Em Mentes perigosas, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva revela esse sombrio transtorno de personalidade que atinge cerca de 4% da população mundial e mostra ao leitor como se prevenir contra as perversidades de uma mente psicopata.
Sucesso editorial absoluto, esta edição de aniversário inclui dois capítulos novos. Um sobre psicopatas no ambiente em que deveríamos nos sentir mais seguros ― a família ― em que a autora relata conhecidos e estarrecedores casos de psicopatia. E outro sobre a conhecida relação entre psicopatia e poder, que trata de grandes tiranos da história que usaram o poder político para dar vasão aos seus impulsos mais perversos.
Não seria América Latrina? Idiotice coletiva.
OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PRECISA TOMAR MUITO CUIDADO.
ESSE GRUPO (DA FOTO) É PERIGOSO E BELIGERANTE EM DEMASIA.
UMA INVASÃO À AMÉRICA, POR ELES, NÃO É DESPRESÍVEL NEM TAMPOUCO DESCARTADA.
PORTANTO O SR. TRUMP QUE SE CUIDE POIS O SEU MANDATO CORRE UM SÉRIO RISCO.
NÃO SE BRINCA COM LATINOS E TAMBÉM COM A DEMOCRACIA.
OBS: Considero a piada do ano (e janeiro nem terminou)
Biden deportou muito e jamais reclamaram, então a Reunião é para A ESQUERDA LATINA bolar formas e traçar metas de enfrentarem o “IMPERIO AMERICANO” que ta vindo com tudo! Espero que TRUMP JOGUE UMA BOMBA ATOMICA AQUI E ELIMINE TODOS OS POLITICOS, INCLUINDO OS POLITICOS DA DIREITA, POIS TODOS SEGUEM A MESMA AGENDA DE EXPLORAÇÃO HUMANA ROUBANDO VIDA DAS PESSOAS! SE EU MORRER NO PROCESSO ATOMICO MORRO SATISFEITO!
Ocasião perfeita para um MÍSSIL!!!
Há informação que os deportados atenderiam pelo menos dois critérios:
1. Entrada ilegal nos EUA.
2. Sentença condenatória em seu país de origem ou nos EUA.
Ou seja, cometeram no mínimo 2 crimes.
Depois do PIX, agora querem defender condenados. Parece uma especialidade que não
é só de Banânia.
Conjunto de fotos da matéria provoca além de náuseas a certeza de que a América Latina vai precisar de muita dialise para limpar o sangue narco-terrorista-populista da maioria dos países.
URNA ELETRONICA COM VOTO IMPRESSO JA!
Bando de bostas!
Convescote da chinelagem, escória mundial, rafoagem sem qualquer significância.
Vão tomar em bloco do Donald Trump: Senta lá, Cláudia.
Observem, na foto desta matéria, a expressão facial e a expressão corporal dessas pessoas: confesso que, apesar de tudo que sabemos a respeito do comunismo, SINTO PENA ou COMISERAÇÃO.
Eles são transgressores das leis americanas. Alguns até criminosos e não querem viajar algemados ?
Como é que a PF trata um criminoso no Brasil quando entram em vôos da PF ?
Soltinhos ? Sentados na cadeirinha do jatinho da PF tomando um drink ?
Palhaços.
A revista oeste já pode atualizar a notícia de que o comunista Gustavo Petro arregou é teve que aceitar o imigrantes. E como quer dignidade pros criminosos vai ter que mandar o avião presidencial para trazer los. Quero ver o nosso presidente mandar o aero Lula pra trazer os bandidos dignamente…kkkk. aproveita e leva a janja como comissária de bordo para os meliantes
Kkkkkk cambada de vagabundos do mal! Que levam uma boa coça e aprendam a respeitar leis. Deixem de ser mentirosos, cretinos!
🚨🌈💩 pib desse países juntos não chega a 5 trilhões ,enquanto os dos EUA 30 trilhões
Esse pigmeu idiota ? QUEM OUVIRÁ?
O Trump não está dormindo com medinho dessa esquerfalha. Kkkkkkkkkkk!!!!!! Vai Trump!
Eles não querem saber porque as pessoas FOGEM de seus países, querem um jeito para NãO VOLTAREM! Como disse Ronald Reagan: Eles pararam em 1848 e NÓS é que somos conservadores?!
Trata-se apenas de manifestação de caráter político em reação ao fortalecimento da direita conservadora pois jamais reagiram às deportações ocorridas durante o governo Bidene que não foram poucas. Tende ao fracasso por não perceberem os ventos de mudança que correm o mundo. Ninguém mais aguenta a agenda woke.
Escreveu, não leu, o pau comeu, correu o risco, cometeu um crime e não quer ser punido?
É direito pleno de um país deportar imigrantes ilegais.Esses no caso citado cometeram crimes e EUA deportou para seus países de origem. Colômbia é um país onde prevalece o narcotráfico, Trump está protegendo o seu país, apenas isso.
Ou seja: O Foro de São Paulo 🤢🤢
Reunião entre deportados que cometeram crime de INVASÃO em país que não autorizou sua entrada e a escória da humanidade corrupta da esquerdalha. É pra rir muito da vergonha que irão passar.
Vai lá LULA, manda fechar o espaço aéreo brasileiro para aviões dos USA com deportados kakakakakakakakakak
Arrumem o espaço pra comentar!! Por celular eh horrível!!! Muito pequeno.
Arrumem o espaço pra comentar!! Por celular eh horrível!!! Muito pequeno.
Vamos cachorrada corrupta do Sul kkkkk