publicidade
Mundo

Esquilos e mangusto se unem contra cobra para proteger filhotes; veja

Colaboração inesperada surpreendeu turistas

esquilos mangusto
Esquilos e mangusto protegem os filhotes | Foto: Reprodução/Latest Sightings/YouTube

Na África do Sul, turistas registraram uma cooperação surpreendente entre um grupo de esquilos e um mangusto (pequeno mamífero conhecido por seu temperamento estourado) para impedir uma cobra de avançar contra os ovos dos roedores.

Leia também: “Homem contrai bactéria desconhecida ao ser mordido por gato”

Receba nossas atualizações

O evento ocorreu no Kgalagadi Transfrontier Park. Os turistas almoçavam no acampamento depois de um passeio “sem emoção”, até que depararam com a cena.

“Vimos a cobra-do-cabo e os esquilos e sabíamos que algo estava prestes a acontecer!”, afirmou um deles. “Pegamos nossas câmeras e partimos para uma visão mais próxima.”

Proteção dos esquilos

Para proteger suas tocas subterrâneas, os esquilos se revezavam, um a um, no ataque à venenosa cobra-do-cabo, uma espécie de naja.

Repentinamente, um mangusto aparece e “assume” a briga, assim, consegue dar tempo para os esquilos descansarem.

“Depois de um tempo, o mangusto se retirou, enquanto os esquilos tentaram novamente deter a cobra”, relata o grupo de turistas.

“Quando o mangusto finalmente voltou ao ataque, a cobra-do-cabo decidiu que era melhor sair de cena”, continuaram os visitantes. “Todos a seguiram para garantir que ela não voltaria.”

Além de seu temperamento “elevado”, os mangustos são conhecidos por ser carnívoros e suas habilidades de caçar e lutar com animais perigosos, como as serpentes.

Leia mais:

3 comentários
  1. Vicenzo De Donno Neto
    Vicenzo De Donno Neto

    No primeiro parágrafo tem um erro.

    “para impedir uma cobra de avançar contra os OVOS dos roedores.” Roedores são mamíferos e não botam ovos.

    1. XY / XX
      XY / XX

      Na Africa do Sul é assim, ovos dos roedores machos, o Sr nao entendeu. Os ovos dos roedores sao uma iguaria local e tem a fama de serem extremamente afrodisiacos, quando sao consumidos crus.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade