O Tropicana Field, estádio localizado em St. Petersburg, na Flórida, foi convertido em um acampamento de emergência para receber até 10 mil pessoas, entre equipes de limpeza e socorristas, enquanto o Estado se prepara para a chegada do furacão Milton.
O anúncio foi feito pelo governador Ron DeSantis, que destacou a medida como parte das ações preventivas contra os possíveis danos causados pela tempestade.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O estádio normalmente serve como casa do time de beisebol Tampa Bay Rays, mas está repleto de filas de camas improvisadas, prontas para abrigar os trabalhadores que participarão das operações de limpeza e resposta emergencial.
Milton, classificado como um furacão de categoria 4, se aproxima da costa oeste da Flórida e pode causar grandes estragos em uma região, que ainda se recupera dos impactos do furacão Helene.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões, os ventos de Milton chegaram a 240 km/h na segunda-feira 7, o que torna o furacão extremamente perigoso. Apesar de um ligeiro enfraquecimento, os meteorologistas alertam para o fato de que ele pode recuperar força e dobrar de tamanho antes de atingir a Flórida, o que está previsto para a noite desta quarta-feira, 9.
Leia mais:
O Tropicana Field, que tem um teto inclinado justamente para resistir a furacões, foi selecionado pela Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida como uma base logística central para as operações.
O estádio se tornou um ponto estratégico para coordenar os esforços de limpeza e resgate, fundamentais para minimizar os danos previstos e auxiliar as áreas mais atingidas assim que o furacão passar.
O furacão Milton já é considerado um dos mais fortes a ameaçar a região oeste-central da Flórida, com previsões entre 12 e 45 centímetros de chuva em algumas áreas, além do risco de inundações e tempestades severas.
As autoridades estaduais pedem aos moradores das áreas de risco que deixem suas casas ou se preparem para enfrentar condições perigosas, que devem incluir ventos fortes e chuvas intensas.
Em uma coletiva, Ron DeSantis ressaltou a urgência da situação. “O tempo está acabando, aproveite este momento para garantir a segurança de sua família.”
Como um furacão se forma?
Furacões são fenômenos meteorológicos intensos formados quando áreas de baixa pressão atmosférica sobre os oceanos tropicais encontram condições ideais, como águas quentes e alta umidade.
O ar quente sobe, o que cria um vácuo que suga mais ar da superfície e inicia um ciclo de convecção. Ao redor do centro do sistema, chamado de olho do furacão, os ventos giram rapidamente, alimentados pela energia liberada pela condensação do vapor d’água.
À medida que o furacão se intensifica, ele pode provocar ventos devastadores, chuvas torrenciais e marés de tempestade, o que causa danos significativos em áreas costeiras.
Leia também: “América indomável”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 116 da Revista Oeste