publicidade
Mundo

Estado Islâmico assume ataque que matou mais de 100 no Irã

Agência de notícias do Judiciário iraniano foi a responsável por divulgar a autoria do atentado

Ataque terrorista no Irã
No dia do ataque, o Irã insinuou que os EUA e Israel estariam por trás do atentado; o governo israelense não comentou e a Casa Branca classificou de ‘ridículo’ |Foto: Reprodução/Twitter/X/Jackson Hinkle

Sem entrar em detalhes, o site da agência de notícias Mizan, do Judiciário do Irã, publicou nesta quinta-feira, 4, a informação de que o Estado Islâmico teria reivindicado a autoria das duas explosões que mataram mais de cem pessoas nesta quarta-feira, 3, durante uma cerimônia em um cemitério iraniano.

A Mizan citou “alguns relatos da mídia” para afirmar que o Estado Islâmico teria assumido a responsabilidade pelo atentado.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Pouco depois das duas explosões, ocorridas com intervalo de 15 minutos, o governo do Irã teria insinuado que os Estados Unidos (EUA) e Israel estariam por trás do ataque.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Mattew Miller, rejeitou as insinuações, classificando-as como “ridículas”.

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e os militares israelenses não quiseram comentar o caso.

Leia também: “Ataque em cemitério do Irã deixa mais de 100 mortos”

Relembre o atentado no cemitério do Irã

Nesta quarta-feira, 3, duas explosões deixaram 103 mortos e quase 200 pessoas feridas durante uma cerimônia em um cemitério da cidade de Kerman. Uma multidão estava reunida em homenagem ao quarto aniversário de morte do general iraniano Qassem Suleimani, comandante da Força Quds de elite da Guarda Revolucionária Islâmica.

O militar foi morto no Iraque em 2020 durante um ataque aéreo dos EUA. Ele é cultuado no Irã como herói de guerra.

Estado Islâmico celebrou os ataques que mataram mais de 100 pessoas no Irã

No mesmo dia, várias contas do Estado Islâmico nas redes sociais celebravam e reivindicavam a autoria do atentando em Kerman, sem entrar em detalhes sobre as motivações.

Ao longo dos anos, atentados como esse já ocorreram no Irã e foram reivindicados por vários grupos, desde o Estado Islâmico até separatistas do Baluchistão, região do sudoeste iraniano, e grupos árabes do sul.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Christian
    Christian

    Fogo no Parquino:
    Terroristas x Terroristas.
    Que morram todos…

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade