Estado Islâmico: da sigla JTJ ao terrorismo na África

Dagomir Marquezi passa a limpo a história do ISIS
-Publicidade-
Um terrorista exibe a bandeira do Estado Islâmico | Foto: Reprodução/Wikipédia
Um terrorista exibe a bandeira do Estado Islâmico | Foto: Reprodução/Wikipédia | estado islâmico - isis

Dagomir Marquezi passa a limpo a história do ISIS

estado islâmico - isis
Um terrorista exibe a bandeira do Estado Islâmico | Foto: Reprodução/Wikipédia
-Publicidade-

As mudanças ocorridas com Estado Islâmico ao decorrer das últimas décadas são explicadas no artigo de Dagomir Marquezi na Edição 38 da Revista Oeste. Depois de escrever sobre Marte e a Lua, o colunista se depara com outro tema que parece ser de outro mundo — mas, infelizmente, não é.

Leia mais: “A mídia, os militantes e uma fábula chinesa”

O texto de Marquezi informa, por exemplo, que o Estado Islâmico nasceu como “organização nasceu modesta” no Afeganistão, sendo conhecido por JTJ, sigla para “Grupo de Monoteísmo de Jihad”. Anos depois, mudou sua base para o Iraque e adotou a nomenclatura ISIS, de “Estado Islâmico do Iraque e do Levante”.

O colunista passa, então, a relembrar ataques terroristas e as estratégias até midiáticas adotadas pelo ISIS. Marquezi cita as cidades tomadas pelo grupo no Iraque e na Síria, sempre por meio de crimes bárbaros. Da união internacional que minou ações do movimento na região do Oriente Médio, um alerta: eles agora atacam na África. O que ocorre por lá é explicado e detalhado no artigo “Mosssul e a volta do Estado Islâmico”.

https://revistaoeste.com/mossul-e-a-volta-do-estado-islamico/

Revista Oeste

Além do texto de Dagomir Marquezi, a Edição 38 da Revista Oeste apresenta aos leitores reportagens especiais sobre a Câmara dos Deputados, a situação da extração de minérios no Brasil e o caos em Hong Kong. Há, ainda, artigos de J. R. Guzzo, Augusto Nunes, Modesto Carvalhosa, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino e Bruno Garschagen.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste é 100% financiada pelo público leitor. Para fazer parte da comunidade de assinantes do veículo de comunicação digital em defesa do liberalismo e, assim, ter acesso a conteúdos exclusivos, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comment

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site