O Estado de Utah, nos Estado Unidos, tornou-se o primeiro a exigir a permissão dos pais para que menores de 18 anos usem redes sociais. O governador Spencer Cox assinou duas leis destinadas a restringir o uso das plataformas, na quinta-feira 23.
Os projetos de lei foram aprovados no início do mês pela legislatura local, controlada pelo Partido Republicano. As medidas também auxiliam na responsabilização das empresas de mídias sociais por eventuais danos causados.
Relacionadas
O impacto das mídias sociais nas crianças tem sido objeto de um crescente debate nacional nos Estados Unidos, onde as plataformas de serviços são amplamente isentas de responsabilidade sobre seu conteúdo, de acordo com a Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações.
“Não estamos mais dispostos a permitir que as empresas de mídia social continuem a prejudicar a saúde mental de nossos jovens”, publicou Cox, no Twitter.
Youth rates of depression and other mental health issues are on the rise because of social media companies. As leaders, and parents, we have a responsibility to protect our young people.
Check out https://t.co/GVAcSi9zHx, our new website where you can learn more about the new… pic.twitter.com/zz5dRkdKVn
— Utah Gov. Spencer J. Cox (@GovCox) March 24, 2023
Os projetos de lei, aos quais a indústria de tecnologia se opõe, exigem que todos os usuários enviem verificação de idade antes de abrir uma conta nas mídias sociais. Menores de 18 anos que buscam uma exceção precisam da permissão de um dos pais.
Os problemas gerados são tristes. Além da depressão, podem ocorrer problemas cognitivos, na linguagem, na escrita, na aprendizagem, como também dependência.
Muito bom. Estas crianças tem que se concentrar nos estudo e ponto.