Os Estados Unidos e a União Europeia avaliam a possibilidade de intensificar as sanções contra a Rússia, revelou o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, neste domingo, 6. “Estamos em discussões ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, mantemos um fornecimento global estável de petróleo”, disse Blinken, em entrevista à NBC.
Indagado se os Estados Unidos descartaram a proibição unilateral das importações de petróleo russo, Blinken respondeu que não. “Mas, em tudo que fazemos, a abordagem começa com a coordenação de aliados e parceiros”, salientou. O presidente Joe Biden está ciente da possibilidade de as potências ocidentais intensificarem as sanções contra Moscou, segundo o diplomata.
Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as retaliações contra seu país são semelhantes a uma declaração de guerra. A afirmação foi feita ontem, durante uma conferência em que o ex-agente da KGB respondeu a perguntas de pilotos e comissárias de bordo da companhia aérea russa Aeroflot. “Essas sanções que estão sendo impostas são como uma declaração de guerra, mas, graças a Deus, a situação não chegou a isso”, afirmou.
Putin disse ainda que, se outros países tentarem estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, haverá retaliação. “Qualquer movimento nessa direção será considerado como uma participação em um conflito armado”, ressaltou. “A implementação desta exigência está associada a consequências colossais e catastróficas não só para a Europa, mas para todo o mundo.”
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 102 da Revista Oeste
Parece que essas mesmas sanções praticadas contra o Irã não obtiveram resultados… e pior, eles conseguiram desenvolver a bomba atômica. A Russia é muito maior e tem a China como aliada, além de outros países. A Europa depende (hoje) do gas e petróleo Russo e seus estoques não são eternos. E mais… essa atitude fortalece a OPEP que tem países aliados a Moscou. Ao invés de recuarem, EUA e UE estão esticando as cordas
Como esse pessoal vai substituir as importações da Rússia? Vão comprar de quem? Se conseguirem um grande fornecedor, será que terá capacidade de substituir o fornecimento feito pelos russos? Ao que me consta, o gás russo continua sendo enviado para a UE, apesar dessas “sanções”.
Já passou da hora de zerar todo o comércio aéreo, marítimo e terrestre com a Rússia.
“ As sanções impostas à Rússia são como uma declaração de guerra “. Muito cinismo. Além dos diversos Crimes praticados nesta guerra, o russo, que está completamente sem razão, acha-se ainda no direito de fazer ameaças. Os ativos e as reservas da Rússia que foram e que estão sendo bloqueados jamais poderão ser devolvidos. Tem de se fazer uma determinação para que sejam utilizados para pagar indenizações morais e materiais às vítimas do conflito e aos danos causados no País invadido ( Ucrânia )