Antes da abertura da Cúpula de Líderes sobre o Clima, nesta quinta-feira, 22, o governo dos Estados Unidos anunciou o compromisso de reduzir de 50% a 52% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030, na comparação com os índices registrados em 2005. A promessa foi divulgada em um comunicado oficial momentos antes do início da reunião. Atualmente, os EUA são responsáveis por cerca de 15% das emissões globais.
Organizador do evento, o presidente dos EUA, Joe Biden, detalhou o plano. A nova meta apresentada pelo governo norte-americano é quase o dobro da anterior, que havia sido estipulada pelo ex-presidente Barack Obama, em 2015. Na ocasião, os EUA se comprometeram a reduzir as emissões entre 26% e 28%. “A saúde de comunidades no mundo inteiro depende disso. O bem-estar dos nossos trabalhadores depende disso. A força de nossas economias depende disso. Os países que tomarem ações decisivas agora para criar as indústrias do futuro serão os que vão colher os benefícios econômicos do futuro boom da energia limpa”, afirmou Biden.
O objetivo dos EUA é que, até 2035, toda a geração de energia no país seja neutra. Em 2050, o plano é que o país não emita mais gases que gerem o efeito estufa, atingido 100% de neutralidade nas emissões.
Leia mais: “Bolsonaro envia carta a Biden e reafirma compromisso de eliminar desmatamento ilegal até 2030”