O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, declarou neste domingo, 15, que o país apoia “fortemente” os pedidos de adesão da Finlândia e Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“Os Estados Unidos apoiarão fortemente a candidatura da Suécia ou da Finlândia quando optarem por submeter formalmente a candidatura para entrarem na aliança”, disse, durante reunião dos membros da Otan, na Alemanha.
Turquia diverge de apoio
A Turquia surpreendeu seus aliados ao afirmar que tinha reservas sobre a adesão da Finlândia e da Suécia.
Neste domingo, o governo turco expôs suas demandas em relação ao apoio. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o país quer que Finlândia e Suécia suspendam o “apoio a grupos militantes curdos que têm presença em seu território e suspendam as proibições de algumas vendas de armas para a Turquia”.
O secretário Antony Blinken explicou que conversou com o representante da Turquia sobre as preocupações do governo turco em relação à adesão dos dois países na aliança militar. “Estou confiante que um consenso poderá ser alcançado e isso não deve atrasar as propostas”, disse.
Finlândia anuncia adesão à Otan
A Finlândia anunciou hoje que o país pretende aderir à Otan, abandonando décadas de neutralidade e ignorando as ameaças russas de possível retaliação.
O comunicado foi feito pelo presidente Sauli Niinisto e a primeira-ministra Sanna Marin, durante entrevista coletiva no Palácio Presidencial, em Helsinque. “Este é um dia histórico. Uma nova era começa”, disse Niinisto.
NÃO HAVERIA UM UNICO ESTADISTA DISPOSTO A NÃO JOGAR MAIS GASOLINA NA FOGUEIRA ???