EUA condenam especialista em criptomoedas por ajuda à Coreia do Norte

Virgil Griffith viajou a Pyongyang para uma apresentação sobre a tecnologia blockchain e foi condenado a cinco anos de prisão

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Apresentação sobre criptomoedas a norte-coreanos acaba em condenação
Apresentação sobre criptomoedas a norte-coreanos acaba em condenação | Foto: Reprodução/Pexels

Um especialista em criptomoedas foi condenado a pouco mais de cinco anos de prisão nos Estados Unidos por ajudar a Coreia do Norte a contornar sanções financeiras usando moedas virtuais. No julgamento, Virgil Griffith se declarou culpado por conspirar contra as leis norte-americanas.

A sentença, decidida pela Justiça norte-americana, foi a mínima dentro do pedido dos procuradores. Griffith corria o risco de passar mais de 20 anos na prisão pelos crimes financeiros. O especialista de 39 anos ainda foi multado em US$ 100 mil.

Os promotores disseram que Griffith entendeu que a informação poderia ser usada para evitar sanções que Washington impôs à Coreia do Norte pelo envolvimento do país asiático com armas nucleares.

-Publicidade-

Em setembro do ano passado, Griffith se declarou culpado de conspirar contra a legislação dos EUA, ao viajar para Pyongyang, capital da Coreia do Norte, para fazer uma apresentação sobre a tecnologia blockchain. A viagem aconteceu em abril de 2019.

Em comunicado, Damian Williams, advogado que representou o especialista financeiro, disse que o juiz “reconheceu o compromisso de Virgil em seguir em frente com sua vida de forma produtiva e que ele é uma pessoa talentosa, que tem muito a contribuir”.

Virgil Griffith trabalhou na Fundação Ethereum, organização sem fins lucrativos, concentrada na tecnologia por trás da criptomoeda de mesmo nome, e tem doutorado no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.