O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, anunciou medidas contra concentração no mercado de carne.
Segundo reportagem do jornal Financial Times, as regras foram anunciadas pela Casa Branca nesta segunda-feira, 3.
Elas incluem incentivos financeiros, como subsídios, para aumentar a capacidade entre os processadores independentes de carne e normas para facilitar o crédito aos pequenos produtores.
A Casa Branca ressaltou que apenas quatro empresas controlam 85% do mercado de carne bovina, 70% do mercado de carne suína e 54% do mercado de aves.
“Mesmo com a participação dos produtores nos lucros diminuindo, os consumidores americanos estão pagando mais — com os preços da carne e das aves sendo agora o maior contribuinte individual para o aumento do custo dos alimentos que as pessoas consomem em casa”, informou a Casa Branca.
“E, quando muito poucas empresas controlam uma porção tão grande do mercado, nossas cadeias de abastecimento de alimentos são suscetíveis a choques”, acrescentou.
As reformas propostas pelo governo Biden incluem ainda a criação de um novo portal on-line pelos departamentos de Justiça e Agricultura dos EUA para relatar violações das leis de concorrência no setor, em um esforço para conter a fixação de preços.
“Sob as regras de rotulagem atuais, a carne pode ser rotulada como “Produto dos EUA” se for processada apenas aqui — mesmo quando o gado é criado no exterior e então meramente processada em cortes de carne aqui. Acreditamos que isso pode tornar difícil para os consumidores americanos saberem o que estão comprando”, comunicou a Casa Branca.
Relacionadas
Concentração no mercado é uma das causas da inflação
O jornal lembrou que o governo americano tem apontado a concentração excessiva de mercado na indústria de carne dos EUA como uma das principais fontes de vulnerabilidade na cadeia de abastecimento de alimentos do país e uma das causas da alta inflação.
De acordo com dados do Bureau of Labor Statistics dos EUA, o índice de preços de carnes subiu 16% em comparação com o ano anterior, em contraste com um aumento de 6,8% no índice geral de preços ao consumidor.
No Brasil não tem muita diferença, os grupos que controlam a carne no Brasil e exportação não passam de 4. Isso começa acontecer com a Rede de Supermercados, daqui a 10 anos os grupos de Supermercado não irão passar disso, exemplo recente foi o Pão de Açúcar/ Extra que vendeu a Rede para o Assaí.
Brasil??? Que coisa… Aqui pelo que vejo os irmãos muito espertos compraram todos os frigoríficos!!!! Não tem para onde correr aqui.
Aumentar a concorrência é combater monopólios e oligopolios, está é a maior expressão do livre mercado, pilar do capitalismo. Lembre-se que no comunismo tb existe mercado, mas costuma ser monopolizado. O biden é um lixo, mas se as medidas, de fato, aumentarem a concorrencia será bom.
4 empresas dominando 85% do mercado é oligopolio. Eles fazem o que quiser com o preço e coma a concorrencia. Tal como a JBS faz aqui.
Vão no supermercado e vejam se tem alguma carne q nao seja JBS. No máximo uma pequena marca regional. Lembrem se que Friboy e Swifty são JBS.
IDIOTAS!
EUA viraram republiqueta de bananada…. Shame on you american citizen… Stupid WOKE!
Os Estados Unidos são os maiores PRODUTORES de carne do mundo e o Brasil é o 2º do ranking. Os maiores EXPORTADORES de carne do mundo, em primeiro lugar está o Brasil, seguido de Austrália em 2º e Estados Unidos em 3º. Então, vejam bem, os Estados Unidos são os maiores produtores e o 3º maior exportador. Então do que esse demente e sonolento presidente americano (Sleep Joe) está a reclamar? Está querendo baixar o preço da carne então faça como as malucas do Bradesco adote uma campanha para os americanos comerem menos carne. Parece que é isso que ele está querendo dizer.
Teria sido interessante, a título de informação, citar quem são os quatro.
Com certeza o Grupo JBS deve estar entre os quatro.
Verdade! Li a matéria para saber se a friboi estava incluída….
A proposta socialista dele é dar subsídio, que vai diminuir a concorrência e aumentar a inflação e o preço da carne.
Se existem 4 gigantes na área está bom demais. Não existe no mundo um país em que 4 grandes empresas forneça 85% da carne em um país! Esse idiota comunista está querendo aparecer!