Os Estados Unidos criticaram a permissão dada pelo Brasil para que dois navios de guerra do Irã atracassem no Rio. Ao jornal O Estado de S. Paulo, um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano afirmou que a decisão brasileira foi “errada” e passou uma mensagem negativa. As embarcações Iris Makran e Iris Dena devem ficar na Baía de Guanabara até o sábado 4.
Além disso, os EUA observaram que o Brasil é o único país da América do Sul que está dando suporte ao Irã. “Hospedar embarcações iranianas pertencentes a um regime que está reprimindo brutalmente seu próprio povo no país, fornecendo armas para a Rússia usar em sua guerra de agressão contra a Ucrânia e engajando em terrorismo e desestabilizando a proliferação de armas pelo mundo envia uma mensagem errada e é uma decisão errada”, disse o porta-voz, sob anonimato.
Os navios de guerra do Irã já haviam recebido autorização para atracar em janeiro, mas a decisão foi adiada, por causa de uma viagem de Lula aos Estados Unidos, para uma reunião bilateral com o presidente Joe Biden, na Casa Branca.
Sanções contra o Brasil
Parlamentares dos EUA estão pressionando o governo Biden a adotar sanções contra o Brasil. O senador republicano Ted Cruz, do Texas, é um desses congressistas. Segundo ele, os navios iranianos em solo brasileiro representam “uma ameaça direta à segurança dos norte-americanos”.
Por ora, o Departamento de Estado não falou em sanções e não comentou qual a posição dos EUA sobre o pleito de republicanos.
No Itamaraty, a leitura feita é que, apesar da pressão, os norte-americanos “entenderam o recado” enviado por Brasília de que a questão envolve o Brasil como um país soberano e sua relação com outro país soberano, o Irã, apesar do alto custo que essa ação pode resultar ao Brasil caso os norte-americanos reajam com sanções.
Muito fácil de resolver: basta o ladrão descondenado convidar os dois para tomar uma cervejinha
Os EUA possui mais de 800 bases militares espalhadas pelo mundo, o Irã não tem nenhuma base militar, e ainda assim é uma ameaça aos americanos. Se os países não peitarem os Estados Unidos, vai ser assim o resto da vida. Por eles serem os donos do mundo, são eles dizem quem pode ou não entrar no Brasil. A arrogância desse país faz com que alguns povos, tenham antipatia pelos americanos, isso explica os atos terroristas naquele país
Faz o L , Biden.
O Dilmo vai ter que decidir
Acender vela pro Butin e pro Piden ao mesmo tempo não dá !
QUAL O INTERESSE OU A NECESSIDADE DO IRÃ EM TER DOIS NAVIOS DE GUERRA
ATRACADOS NO BRASIL? LEMBRANDO QUE PERGUNTAR NÃO OFENDE!
Não ofende e é uma pergunta lógica. Porque atracaram aqui?
Não é uma ‘decisão brasileira’. É um ato da agenda vermelha do momento que tomou de assalto a direção governamental no país. Sempre marcharam rumo ao totalitarismo e ao arbítrio, hoje facilmente percebido através da repressão praticada contra aqueles que não ‘rezam por sua cartilha’.
O quintal deles está saindo do controle, para pior!
Só dar a Amazonia em troca que Biden fica tranquilinho!!
Faz o L, Biden
Quanto a um improvável embarque de minérios de urânio, não seria essa a forma mais adequada de faze-lo assim, de forma tão escancarada. Isso sem contar com o controle existente desse material pelas agências internacionais. É histeria mesmo.
O senador republicano Ted Cruz, do Texas, é um desses congressistas. Segundo ele, os navios iranianos em solo brasileiro representam “uma ameaça direta à segurança dos norte-americanos”.Eu pergunto: De que forma, um ex-navio petroleiro adaptado para porta-helicópteros e uma pequena fragata atracados no porto do Rio de Janeiro, a milhares de quilômetros da costa norte americana, vão constituir uma ameaça à segurança do país norte-americano? Esse senador não estaria por demais histérico? E vale também lembrar que não estou aqui a passar pano para esse desgoverno desse mentecapto de Nove Dedos.
Jou bidê, tava achando o quê?
Tem que mandar o biden fazer o L também. Este norte americanos, reclamando do pt, estão parecendo os jornaleros daqui, que tb fizeram o L e agora estão arrependidinhos kkk…
Verdade concordo contigo..
Diga-me com quem andas e te direi quem es. Ditadores, terroristas e narco traficantes sempre se protegem.
Uma saia justa; se nega o atracamento é acusado de submisso aos intresses ianques, se permite é acusado de fechar com um regime terrorista… Uma escolha de Sofia diplomática. Mas pode mesmo ser “apenas” um embarque de minério de urânio. Vai saber…
E bem sugestivo.. o atracamento poderia ser na Bahia, no Rio Grande Do Sul, mas é notório que onde está o potencial Atômico Brasileiro, Angra 1 e 2, não poderia ser mais sugestivo que uma troca de informações que no momento não é interessante, para o mundo, e sim levanta suspeitas, de sobre o interesse da esquerda em ter apoio de pessoas que pensam como eles. Dias difíceis…