publicidade
Mundo

EUA dizem que Coreia do Norte enviou mísseis para Rússia usar contra a Ucrânia

Governo norte-americano ressalta que ação é 'escalada significativa e preocupante'

Kim Jong un_armamento
Kim Jong-un realizou visita a fábricas de armas na Coreia do Norte. País do ditador. Ele cobrou maior produção de veículos de lançamentos de mísseis | Foto: KCNA

A Coreia do Norte forneceu recentemente à Rússia mísseis balísticos e lançadores para serem usados na guerra da Ucrânia. Alguns dos armamentos foram utilizados pelo Exército russo, segundo o governo dos Estados Unidos.

O governo norte-americano afirmou que a Coreia do Norte está dando cada vez mais apoio à Rússia na guerra, que já dura quase dois anos.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Ditador da Coreia do Norte encerra ano com ameaça de ataque nuclear a qualquer momento”

O porta-voz da segurança nacional, John Kirby, disse que os Estados Unidos vão discutir o fato com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Rússia usa mais armas da Coreia do Norte

Kirby classificou o envio de armas da Coreia do Norte para a Rússia como uma “escalada significativa e preocupante” e destacou que os Estados Unidos vão impor sanções adicionais contra quem facilitar os negócios de armas com o país do ditador Vladimir Putin.

Segundo o porta-voz, algumas armas norte-coreanas foram utilizadas pelas Forças russas em 30 de dezembro e novamente em 2 de janeiro, para realizar ataques contra a Ucrânia.

Leia também: “Ditador da Coreia do Norte diz que guerra contra Seul pode ocorrer a qualquer momento”

Kirby ressaltou que o Irã não entregou mísseis balísticos de curto alcance à Rússia, mas Washington acredita que a Rússia pretende comprar sistemas de mísseis do Irã.

Moscou tem dependido fortemente do Irã para receber drones e outros armamentos para uso contra a Ucrânia.

Kim Jong un_armamento
A Coreia do Norte forneceu recentemente à Rússia mísseis balísticos e lançadores para serem usados na guerra da Ucrânia | Foto: KCNA

Nos últimos dias, a Rússia tem realizado ataques mais intensos à Ucrânia desde o início da guerra.

Kiev afirmou na terça-feira 3 que os russos lançaram mais de 300 drones militares e mísseis de vários tipos contra cidades de todo o país desde sexta-feira 29.

Kim Jong-un quer ampliar poderio bélico

Nesta quinta-feira, 4, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, cobrou uma produção maior de veículos de lançamento de mísseis, conforme informou a agência estatal de notícias KCNA.

Durante uma visita a uma fábrica de lançadores eretores transportadores Kim afira produção de vários veículos para armas táticas e estratégicas é uma tarefa importante para reforçar a segurança do país.

+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Os EUA são espertinhos e ALTAMENTE hipocritas….PRESSIONANDO o Brasil a aceitarem as fraudes nas urnas eletrônicas e a colocar no poder apoiadores explícitos do comunistas…
    Os EUA são um país sacana, NÃO CONFIÁVEL! Se utilizam de canalhices para atrasar o desenvolvimento dos países da América Latina … ora apoiam comunistas, ora apoiam ditadura…não quer a paz e ordem social no Brasil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade