EUA, Japão e Coreia do Sul anunciaram novas sanções contra pessoas e instituições norte-coreanas, na quinta-feira 1°. Trata-se de uma resposta aos mais recentes testes de mísseis da Coreia do Norte em Pyongyang.
Os EUA bloquearam os ativos de três funcionários do regime norte-coreano. O Departamento do Tesouro norte-americano ameaçou impor sanções contra qualquer pessoa que efetuar transações com Jon Il Ho, Yu Jin e Kim Su Gil, envolvidos com o desenvolvimento de armas no Norte.
Seul, capital do país sul-coreano, estabeleceu bloqueios financeiros contra oito pessoas, que incluem um taiwanês e um cidadão de Singapura. Tóquio anunciou o congelamento dos ativos de três grupos empresariais: Korea Haegumgang Trading Corp, Korea Namgang Trading Corp e Lazarus Grou, além de uma pessoa.
Motivo da decisão dos EUA
Em um comunicado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que os lançamentos recentes de mísseis norte-coreanos e o teste de um míssil balístico intercontinental, com capacidade para alcançar o território norte-americano, “representam graves riscos para a segurança da região e do mundo inteiro”. Quando a Coreia do Norte iniciou os lançamentos, o Ocidente acendeu o sinal vermelho.
Leia também: “Uma tragédia anunciada”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 103 da Revista Oeste
Nada teme aquele que nada tem