Os EUA vão enviar um segundo porta-aviões para o Mediterrâneo Oriental para apoiar a ofensiva de Israel em Gaza. O objetivo da embarcação Dwight D. Eisenhower também é alertar o Irã, que apoia o grupo terrorista Hamas. No início da semana passada, o navio norte-americano Gerald R.Ford chegou à costa de Israel.
+ Israelenses perto da fronteira com o Líbano recebem aviso para buscar abrigo
“Os aumentos na postura das forças dos EUA sinalizam o firme compromisso com a segurança de Israel e a nossa determinação em dissuadir qualquer intervenção de quem procure escalar está guerra”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no sábado 14, ao anunciar a ajuda a Israel.
Irã ameaça os EUA, sobre Israel
Durante uma visita ao Líbano, na sexta-feira 13, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, advertiu os EUA a “controlarem Israel”, se quiserem evitar uma “guerra nacional”.
“Os Estados Unidos querem permitir que Israel destrua Gaza, e isso é um grava erro”, disse o ministro. “Se os americanos quiserem evitar que a guerra se espalhe por toda a região, devem controlar Israel.”
+ Israel dá ultimato: ‘Que o Hezbollah não provoque a destruição do Líbano’
O conflito entre Israel e o Hamas já resultou em milhares de mortes tanto em solo israelense quanto palestino.
Leia também: “’Sua luta é nossa’, diz prefeito de NY para Israel e os judeus”