A Ucrânia recebeu, nesta terça-feira 1º, seis aviões com armamentos enviados pelos Estados Unidos.
“O dia ainda não passou e estamos descarregando a sexta aeronave dos nossos amigos dos Estados Unidos”, postou, no Twitter, o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov. “Chegaram a Kiev 84 toneladas de munição. No total, hoje recebemos cerca de 500 toneladas de equipamentos de defesa dos Estados Unidos! E este não é o fim.”
De acordo com a Ukrinform, a agência estatal de notícias ucraniana, os norte-americanos têm fornecido assistência para a defesa ucraniana contra uma eventual invasão russa. Segundo o órgão de imprensa, 175 mil soldados da Rússia estão posicionados na fronteira com o país.
A Embaixada dos EUA em Kiev afirmou que continuará “a fornecer à Ucrânia a assistência defensiva necessária para se proteger contra a enorme força militar russa reunida em suas fronteiras.”
Além disso, os britânicos prestaram auxílio bélico à Ucrânia. No dia 18 de janeiro, armas antitanques do Reino Unido desembarcaram no território. Outro apoio recente veio por meio de 30 caminhões com ajuda humanitária do governo polonês. Na segunda-feira 31, a Polônia também anunciou o envio de armas.
As recentes tensões militares na região tiveram início em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia, sul da Ucrânia. No fim de 2021, o presidente russo Vladimir Putin alertou o ocidente que não aceita a entrada de Kiev na Organização do Tratado do Atlântico Norte — bloco militar criado pelos EUA durante a Guerra Fria.
No início de janeiro, a Casa Branca disse que os “Estados Unidos e seus aliados e sócios responderão de forma decisiva se a Rússia chegar a invadir a Ucrânia”.
Quem não entende nada de geopolítica e de guerras deveriam ficar calados e não ficar cagando besteiras nos comentários. Idiotas.
Apoiado!
O João Bidé decrepto parace que vai terceirizar a guerra. Afinal que vai utilizar esse armamento contra os russos? As forças armadas ucranianas talvez não tenha contigente, e nem habilidade para operar o armamento. Quem vai adorar esses equipamentos serão os contrabanditas pra vender no mercado negro para as facções criminosas.
Somente tem briga onde existem gasodutos importantes… na África ninguém se incomoda…
Tudo fabricado com dinheiro das Drogas experimentais.