O Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, enfrenta grandes incêndios florestais desde o último fim de semana. Ventos secos e o calor extremo são os principais causadores do problema, que obrigou a retirada de mais de 1,2 mil pessoas de suas casas.
Dentre vários locais com focos de fogo, cinco principais incêndios preocupam os bombeiros e foram chamados de Aero, Sites, Post, Point e Hesperia.
#PostFire
— Angeles National Forest (@Angeles_NF) June 16, 2024
Afternoon Update:
The fire is now at 12,265 acres with 2% containment. Firefighters are actively engaged as the fire continues to move southeast of Pyramid Lake.
USDA Forest Service Rob Robledo pic.twitter.com/U7OmZhkHrU
Dentre os muitos focos de fogo que estão sendo combatidos nos últimos dias, cinco se destacam: Aero, Sites, Post, Point e Hesperia. O incêndio Aero começou na segunda-feira 17 e se espalhou por mais de 21 km². Ele ocorre no condado de Calaveras, a cerca de 161 km de São Francisco. Os bombeiros já alcançaram 20% de contenção do fogo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Já o incêndio Sites, por sua vez, espalhou-se por 41 km², a 169 km a norte de São Francisco, na Califórnia. Os bombeiros já contiveram cerca de 15% das chamas.
O incêndio Post rapidamente consumiu mais de 60 km² de mata, em uma área montanhosa perto de Los Angeles. No último fim de semana, 1,2 mil pessoas saíram de suas casas por conta do Post.
As autoridades também fecharam o entorno do lago Pyramid — destino comum de navegadores. Esse incêndio já dura quatro dias e está 31% contido. Os bombeiros têm preocupação especial com o Post, pois ele passa perto de energia, oleodutos e áreas recreativas.
Outros incêndios
Outro foco de fogo que ganhou nome é o Point. Ao norte da baía de São Francisco, na Califórnia, ele já está 40% contido e queima em cerca de 5 km². De acordo com os bombeiros, as condições são favoráveis para combater o incêndio.
Leia também: “Não foi o aquecimento global”, reportagem de Myllena Valença publicada na Edição 220 da Revista Oeste
O incêndio Hesperia, por fim, queimou a 97 km de Los Angeles e atingiu cerca de 5 km². Ele é o foco de fogo mais contido pelos bombeiros — 86%. Ele começou no sábado e, apesar de controlado, forçou o fechamento de estradas e alertas para moradores deixarem suas casas.
Estado da Califórnia, nos EUA, deve continuar sofrendo com o calor
Apesar de alguns incêndios já estarem bem controlados, a previsão para o próximo fim de semana não é boa. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional, em previsão divulgada nesta quarta-feira, 19, uma nova onda de calor deve chegar ao Estado da Califórnia na sexta-feira.
“A crista de alta pressão de nível superior – conhecida cúpula de calor – afetará mais diretamente o Vale de São Joaquim e os desertos do sul da Califórnia, mas quase todo o Golden State pode esperar temperaturas elevadas neste fim de semana”, escreveu o Serviço Meteorológico Nacional.