EUA modernizam suas bombas atômicas localizadas na Alemanha

De acordo com estimativas, os Estados Unidos possuem de 15 a 20 ogivas nucleares no país europeu.
-Publicidade-
Bomba atômica do modelo B 61
Foto: Wikimedia
Bomba atômica do modelo B 61 Foto: Wikimedia

País europeu faz parte do Acordo de Compartilhamento Nuclear da Otan; número de ogivas não é confirmado oficialmente

Bomba atômica do modelo B61
Bomba atômica do modelo B-61
Foto: Wikimedia
-Publicidade-

Os Estados Unidos estão modernizando suas bombas atômicas armazenadas na Alemanha. Embora não haja confirmação oficial, acredita-se que as ogivas estejam armazenadas em depósitos subterrâneos na Base Aérea de Büchel, no oeste do país.

O número exato de bombas é desconhecido, mas estima-se que varie entre 15 e 20. A Alemanha é signatária do Acordo de Compartilhamento Nuclear da Otan e, com isso, os Estados Unidos podem utilizar aeronaves de seus aliados para lançar artefatos nucleares. Além da Alemanha, são signatárias do acordo a Bélgica, a Holanda, a Itália e a Turquia.

De acordo com o portal Deutsche Welle, em 2010 o Bundestag, o Parlamento alemão, pediu que o governo do país pressionasse os Estados Unidos para que retirassem todas as armas nucleares de seu território. A pressão foi infrutífera, e os EUA resolveram agora modernizar sua capacidade nuclear na Europa.

As bombas nucleares dos modelos B61-3 ou B61-4 estão na ativa desde o fim da década de 1980 e já se encontram no final da vida útil. O programa de modernização não teve valores nem prazo divulgados, e as autoridades alemãs não serão informadas quando se efetuar a troca.

As novas bombas serão do modelo B61-12, com capacidade de direcionamento direto ao alvo e precisão de 30 metros, muito mais eficientes que as atuais de queda livre. Elas devem ser lançadas dos caças Tornado da Luftwaffe, a Força Aérea da Alemanha.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site