Os chefes de cartel mexicano de Sinaloa, Ismael Zambada García, o “El Mayo”, e Joaquín Guzmán López, um dos filhos de Joaquín Guzmán, o “El Chapo”, foram detidos em El Paso, Texas (EUA). As autoridades dos Estados Unidos anunciaram a prisão dos criminosos nesta quinta-feira, 25.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com a agência de notícias Reuters, autoridades abordaram a dupla logo depois de ela aterrissar no país em um avião particular.
Chefes de cartel mexicano mantém organização violenta
O Departamento de Justiça dos EUA descreve o cartel de Sinaloa como uma das mais violentas e poderosas organizações de tráfico de drogas no mundo.
“El Mayo” e o filho de “El Chapo” enfrentam acusações de tráfico de fentanil e produção de drogas. Ismael Zambada García é um dos traficantes mais notórios do México e cofundador do cartel de Sinaloa.
+ Mafioso italiano revela segredos sobre o PCC e o CV
Joaquín Guzmán, extraditado para os EUA em 2017, cumpre pena perpétua em uma prisão de segurança máxima. Depois da sua extradição, seus quatro filhos, conhecidos como Los Chapitos, assumiram o comando do cartel e se tornaram grandes exportadores de fentanil para o território norte-americano.
Desde a extradição de “El Chapo”, a relação entre “El Mayo” e Los Chapitos é de extrema rivalidade. Analistas sugerem que as prisões podem desencadear instabilidade ou violência no México.
Em fevereiro, promotores dos EUA acusaram “El Mayo” de conspiração para fabricar e distribuir fentanil. As autoridades dos Estados Unidos afirmam que essa droga é a principal causa de morte entre norte-americanos de 18 a 45 anos.
Leia mais: “PCC movimenta R$ 130 milhões com carros de luxo no Tatuapé“
Deveriam condena-los a morte. São assassinos destruidores de famílias.