Os Estados Unidos informaram nesta sexta-feira, 10, que deixarão de exigir teste de covid-19 para turistas que entrarem no país. A medida passa a valer a partir deste domingo, 12.
“A pandemia de covid-19 mudou para uma nova fase”, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. “Agora, existe uma ampla aceitação das vacinas, altamente eficazes.”
A decisão do CDC ocorre depois que as linhas aéreas pressionaram o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, para encerrar a exigência do teste de covid-19.
“O requisito do teste não corresponde à ameaça atual de covid-19”, informou a Airlines for America, associação que representa a indústria de viagens e turismo nos EUA.
Para a entidade, a exigência dos testes impactou negativamente na economia dos EUA, resultando na diminuição de 14% nas viagens internacionais.
O CDC vai reavaliar a decisão em 90 dias e, caso as autoridades decidam reestabelecer a obrigação, o órgão vai acatar as orientações.
Catherine Cortez Mastro, senadora do Estado de Nevada, apoiou a decisão do CDC. “Estou feliz que o centro suspendeu a exigência dos testes para viajantes internacionais”, disse.
A obrigatoriedade do teste de covid-19 foi decretada em janeiro de 2021. A medida se aplicava a todos os viajantes, estando vacinados ou não.