A troca do republicano Donald Trump pelo democrata Joe Biden não mudou a relação diplomática dos Estados Unidos com a Venezuela. Mesmo com a posse de seu mais novo presidente nesta quarta-feira, 20, o governo norte-americano continua a classificar Nicolás Maduro de ditador e, consequentemente, mantém o reconhecimento de Juan Guaidó como legítimo líder do país sul-americano.
Leia mais: “Sem Trump no comando, EUA voltam à OMS e ao Acordo de Paris”
A decisão em relação à Venezuela faz com que personagens da esquerda brasileira critiquem Biden. O youtuber Felipe Neto é um dos que aparecem na lista. “Já temos o primeiro grande erro de Joe Biden”, escreveu o influenciador digital por meio de seu perfil no Twitter. “Sou profundo crítico de Maduro, mas não é assim q as coisas são resolvidas”, sinalizando que o sucessor de Hugo Chávez deveria ser reconhecido pelo integrante do Partido Democrata dos Estados Unidos.
https://twitter.com/felipeneto/status/1351942601906278403
Deputado distrital pelo Psol, Fábio Felix comparou Guaidó a Trump e fez questão de registrar seu desapontamento com a decisão do novo comando da Casa Branca. “Ele [Biden] devia ceder a presidência a Trump, que também alegou fraude eleitoral sem ter provas”, afirmou o político socialista. “A vitória do Partido Democrata é uma boa notícia, mas não podemos nos iludir. A alegria durou pouco”, prosseguiu o parlamentar.
Joe Biden irá reconhecer Guaidó como presidente da Venezuela. Seguindo a mesma lógica, ele devia ceder a presidência a Trump, que também alegou fraude eleitoral sem ter provas.
A vitória do Partido Democrata é uma boa notícia, mas não podemos nos iludir. A alegria durou pouco.
— Fábio Felix 🏳️🌈 (@fabiofelixdf) January 20, 2021
Militante do PT que não conseguiu se eleger vereador em São Paulo em 2020, recebendo pouco mais de 6 mil votos, William De Lucca foi outro a revelar: está desapontado com o novo presidente dos Estados Unidos. O petista ainda fez questão de chamar Guaidó — e não Maduro — de “golpista”. “O reconhecimento do golpista Guaidó como presidente da Venezuela nos relembra que espaços os estadunidenses ocupam.”
https://twitter.com/delucca/status/1351918651918725122
Com mais de 38 mil seguidores no Twitter, Ricardo Pereira, que se apresenta como professor, jornalista e socialista, também se propôs a analisar a situação diplomática entre Estados Unidos e Venezuela. E tentou tirar o democrata da classificação de políticos da esquerda. “Claro que o Biden é melhor que o Trump, mas isso não significa que ele é ‘progressista’, ‘de esquerda’ ou representa alguma esperança para o mundo. O reconhecimento de Guaidó como presidente da Venezuela mostra que o tratamento para a América Latina será o mesmo: quintal dos EUA.”
Claro que o Biden é melhor que o Trump, mas isso não significa que ele é "progressista", "de esquerda" ou representa alguma esperança para o mundo. O reconhecimento de Guaidó como presidente da Venezuela mostra que o tratamento para a América Latina será o mesmo: quintal dos EUA.
— Ricardo Pereira (@ricardope) January 20, 2021
As reclamações que partiram de integrantes da esquerda deixam o nome “Guaidó” entre os assuntos mais populares entre os usuários do Twitter no Brasil. Diferentemente de Felipe Neto, Fábio Felix, William De Lucca e Ricardo Pereira, a Organização das Nações Unidas (ONU) não apoia Maduro. Em setembro do ano passado, a entidade registrou que o venezuelano cometeu crimes contra a humanidade.
Que as esquerdas considerem Maduro como legitimo presidente da Venezuela, isso faz parte da cegueira ideologica que as caracterizam. Mas ao analisar o pensamento do famoso filosofo, analista internacional e pensador Felipe Neto, acabamos ficando em duvidas…..
Desculpem a sinceridade, mas citar, a qualquer pretexto, o tal zé ninguém Felipe Neto não se sabe de quem é o fim da picada. Revista Oeste, por favor, vamos elevar o nível.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Tomaram ? À esquerda nunca se endireita