Evo Morales, ex-presidente da Bolívia, está convencido de que a rebelião militar da semana passada tratou-se de um autogolpe planejado pelo atual presidente, Luis Arce. O ex-chefe do Executivo boliviano proferiu a declaração neste sábado, 29.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Lucho nos enganou, mentiu para nós, mentiu para os bolivianos e para o mundo inteiro”, afirmou Evo Morales, segundo o jornal local La Razón. “Se foi um golpe ou um autogolpe, há debate. Mas estou mais convencido de que foi um autogolpe para melhorar a imagem dele ou para deixar a Presidência à junta militar.”
A revolta militar na Bolívia
Na quarta-feira 26, militares tomaram a Praça Murillo, em La Paz, e avançaram contra a porta do palácio presidencial com um blindado do Exército. O general Juan José Zúñiga, considerado o líder do revolta, acabou demitido do cargo na terça-feira 25, depois de ameaçar Evo Morales.
Zúñiga está em um presídio de segurança máxima desde ontem, quando um juiz decretou seis meses de prisão preventiva. O general e outros dois militares são acusados de liderar um levante e enfrentam acusações de terrorismo e rebelião armada. Se condenados, podem ficar 20 anos na cadeia.
Evo Morales rompeu com Luis Arce
Em 2019, Evo Morales renunciou ao cargo de presidente e buscou asilo no México, depois de alegações de fraude nas eleições e protestos maciços. Ele retornou à Bolívia em 2020, com a vitória de Luis Arce, ambos do partido MAS. Nos últimos meses, desentendimentos entre os dois causaram um racha na sigla.
O ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, negou as recentes acusações de Zúñiga. Logo depois de ser preso, o general acusou Luis Arce de orquestrar o golpe. O militar teria apenas seguido as ordens do atual presidente.
“As declarações de Zuñiga carecem de veracidade”, afirmou Del Castillo, em entrevista ao portal boliviano Unitel, na quinta-feira 27. “Ele já estava informado sobre a perda de seu cargo. Ele havia violado a Constituição.”
Confira as imagens da tentativa de golpe
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-9-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-8-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-7-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-6.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-5-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-4-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-3-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-2-scaled.jpg)
![Militares deixaram a Praça Murillo horas depois da tentativa de golpe | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-1-scaled.jpg)
![Um soldado sentado em um veículo militar enquanto o presidente da Bolívia, Luis Arce, 'denunciava a mobilização irregular' de algumas unidades do exército do país, em La Paz, Bolívia, nesta quarta-feira, 26 | Reuters/Claudia Morales TPX imagens do dia](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/WhatsApp-Image-2024-06-26-at-18.45.30.jpeg)
![Um membro da Polícia Militar caminha nas proximidades da sede do Poder Executivo, em La Paz - 26/6/2024 | Foto: Claudia Morales/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/06/Bolivia-Capa-scaled.jpg)
Esquerda Batendo Cabeças.
Esqueceram o pão. Agora é so Circo.
Chaves, Sr Madruga e Professor Girafalles de volta aos palcos latino americanos-GOLPISTAS.
A personagem “duende megalomaníaco” de Garanhuns, aguarda momento para voltar a Janja.