O ex-atleta olímpico canadense Ryan Wedding, de 43 anos, foi adicionado à lista dos Dez Fugitivos Mais Procurados pelo FBI na última quinta-feira, 6. O esportista competiu no slalom gigante de snowboard durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City, nos Estados Unidos.
Wedding é procurado por liderar uma rede internacional de tráfico de drogas que enviava centenas de quilos de cocaína da Colômbia para o Canadá e os EUA, através da fronteira da Califórnia com o México. Além disso, ele é acusado de orquestrar vários assassinatos para facilitar seus crimes.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Wedding passou de descer encostas nevadas nas Olimpíadas para distribuir cocaína nas ruas dos EUA e do Canadá”, disse Akil Davis, diretor-assistente do FBI em Los Angeles. “Os assassinatos de seus concorrentes fazem de Wedding um homem extremamente perigoso.”
Além disso, o Departamento de Estado dos EUA anunciou uma recompensa de até US$ 10 milhões (R$ 58,1 milhões) por informações que levem à prisão de Wedding. O valor tem origem no Programa de Recompensas contra o Narcotráfico, que auxilia nas investigações para desmantelar o crime transnacional e levar fugitivos à Justiça.
Leia mais:
“Estamos comprometidos em proteger as comunidades norte-americanas contra criminosos que, sem nenhum remorso, traficam drogas ilícitas e destroem nossas juventudes”, disse F. Cartwright Weiland, integrante do alto escalão do Escritório de Assuntos Internacionais de Narcóticos e Aplicação da Lei do Departamento de Estado.
Os investigadores acreditam que Wedding esteja no México, mas não descartam que ele possa estar escondido nos EUA, no Canadá, na Colômbia, em Honduras, Guatemala, Costa Rica ou em outros países da América Latina.
FBI no calço do ex-atleta
Em junho de 2024, Wedding e seu comparsa, Andrew Clark, de 34 anos, também canadense, foram denunciados pelo Distrito Central da Califórnia por liderar uma organização criminosa, cometer assassinatos ligados ao tráfico de drogas e conspirar para possuir, distribuir e exportar cocaína.
Clark foi preso em outubro de 2024 no México e extraditado para os EUA como parte de um grupo de 29 fugitivos. Em setembro daquele ano, um júri federal acusou 14 novos réus e adicionou uma acusação de tentativa de assassinato contra Wedding e Clark.

A denúncia alega que Wedding, Clark e seus cúmplices coordenavam uma rede de tráfico que transportava centenas de quilos de cocaína da Califórnia para o Canadá através uma organização de transporte. A droga era enviada do México para Los Angeles, onde era armazenada em depósitos antes de ser levada ao Canadá em caminhões.
“Wedding liderou uma organização criminosa transnacional que matou pessoas inocentes e inundou nossas ruas com drogas”, disse Joseph T. McNally, procurador-geral interino dos EUA. “A recompensa oferecida ajudará a levá-lo à Justiça. Pedimos que qualquer pessoa com informações entre em contato com as autoridades.”
A acusação também detalha que Wedding e Clark utilizaram a violência para consolidar sua operação criminosa. Em novembro de 2023, ambos ordenaram o assassinato de dois membros de uma família canadense como retaliação pelo roubo de um carregamento de drogas na Califórnia.
Em maio de 2024, Wedding e Clark ordenaram o assassinato de outra vítima por causa de uma dívida relacionada a drogas. Já em abril daquele ano, Clark e Malik Damion Cunningham, de 23 anos, um cidadão canadense-americano, foram acusados de assassinar outra vítima no Canadá.
Leia também: “Ligações cabulosas”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 158 da Revista Oeste