Uma explosão de meteoro foi registrada por moradores próximos à cidade de McAllen, no Texas, EUA, na última quarta-feira 15. De acordo com a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês), o objeto viajava a uma velocidade de quase 40 mil quilômetros (km) por hora e atingiu a atmosfera terrestre por volta das 20h, no horário de Brasília. Imagens do 1º meteorito encontrado foram publicadas pela Sociedade Americana de Meteoros.
A Nasa informou que o “radar e outros dados” indicam que a explosão do astro gerou meteoritos que atingiram o solo. “O ângulo e a velocidade de entrada, com as assinaturas nas imagens do radar meteorológico, são consistentes com outras quedas de meteoritos que ocorrem naturalmente”, informou a agência, em nota. Alguns internautas publicaram nas redes sociais vídeos com “um grande barulho” provocado pela explosão.
alternate angle: it shook the house a bit pic.twitter.com/vv9oR34Brw
— 18x Champions | 🏆 (@HMSclears) February 16, 2023
Relacionadas
Sobre o meteorito da explosão
Segundo a Nasa, os fragmentos, provavelmente, pertenciam a um meteoro que pesava quase 450 quilos e media cerca de 60 centímetros de diâmetro. Esses astros são corpos celestes que vagam pelo espaço.
Ao entrar na atmosfera da Terra, o objeto aquece e produz um raio de luz, conhecidos como “meteoros”, ou “estrelas cadentes”. O fenômeno, geralmente, surge em altitudes de 80 a 110 km acima da superfície da Terra. Os meteoritos são os fragmentos não destruídos do meteoro que alcançam o chão.
“Embora os meteoritos tendem a atingir a atmosfera da Terra em altas velocidades, eles diminuem a velocidade à medida que viajam pela atmosfera, quebrando-se em pequenos fragmentos antes de atingir o solo”, informou a agência. “Os meteoritos esfriam rapidamente e geralmente não são um risco para o público.” No momento, não há registros de feridos pelos meteoritos.