Fragata Independência deixou o porto dez minutos antes da tragédia
Por questão de minutos, a embarcação brasileira Independência não foi atingida pela explosão em Beirute, capital do Líbano, ocorrida na tarde de ontem, terça-feira 4. O navio estava ancorado próximo a outro, de Bangladesh. Dez minutos antes da explosão, o Independência movimentou-se para dar lugar a outro barco. Dessa forma, não foi atingido.
“Todos os militares estão bem e não há feridos”, informou em nota o Ministério da Defesa. O documento também garantiu que o navio estava patrulhando a região, conhecida como Área Marítima de Operações, em operação da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). E distante cerca de 15 quilômetros do Porto de Beirute.
A Unifil é um grupo criado em 2006 para operacionalizar a missão de paz da ONU no país do Oriente Médio. Formada por quase 800 militares brasileiros e de outras nacionalidades, a força-tarefa tem por objetivo garantir a estabilidade na região, após a retirada de tropas israelenses das áreas conflagradas no sul do Líbano. Além disso, oferece apoio ao governo local.