No domingo 11, dia em que a destituição do então presidente Salvador Allende pelos militares completou 49 anos, manifestantes de extrema esquerda foram às ruas de Santiago em protesto contra a rejeição da Constituição do Chile.
Encapuzados, manifestantes de esquerda praticaram vandalismo contra os patrimônios público e privado e entraram em confronto com a polícia. Entre eles, havia estudantes de esquerda e membros do movimento extremista Antifa.
Activistas de izquierda con banderas de Antifa (“antifascismo”), están lanzando bombas molotov y saqueando locales comerciales cerca del Palacio Presidencial de Chile, días después del rechazo a la constitución socialista.pic.twitter.com/GQ0s2q45rA
— Emmanuel Rincón (@EmmaRincon) September 11, 2022
— Carabineros Prefectura Central (@CarabPrCentral) September 11, 2022
Os protestos voltaram a ocupar o centro das ruas da capital depois de a nova Constituição do Chile, de viés socialista, ser rejeitada por 61% dos votos, com a participação de 85,8% dos 15 milhões de cidadãos convocados às urnas.
Entre outros pontos, a Carta Magna propunha o fim do Senado, ampliação dos poderes do Estado e maior participação das minorias do governo. Com as propostas vindo à tona, a população passou a se manifestar contra o texto, apesar de ter votado por uma nova Constituição.
Também alvo dos protestos foi o presidente do país, Gabriel Boric, cuja popularidade está em queda, após seis meses no governo. Atualmente, a desaprovação do esquerdista está em aproximadamente 60%.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
É o dna da esquerda, violência, roubo, destruição. Asimov, diz na trilogia Fundação, a seguinte frase. ” a violência é o último recurso da incompetência”
Ainda dá tempo!!! Corram, chilenos, de volta para a direita. Confiamos em vocês!
“Quebra-quebra”: para a esquerda, falta de argumentos dão nisso. Em toda a América Latina.
Negligência no voto dá nessa tragédia.
Esquerda sendo esquerda, quebrando, depredando, só sabem fazer isso.
Nem a esquerda quer um governo esquerdista. Contra esquerdopatite autoritárium, Bolsonamito 22 mg
O Chile era considerado por muitos anos um dos países mais bem estruturados e próspero do mundo graças ao liberalismo econômico implantados por Milton Freedman e equipe. Era uma economia aberta sem desemprego. Bastou chegar a esquerdista Michelle Bachelet ao poder que as coisas começaram a desandar. Culminou com a omissão do povo que por infinita irresponsabilidade deixou o vagabundo atual ” dirigir a nação” . Rejeitaram a constituição marxista mas vão ralar muito na mão desse presidente. Onde a esquerda entra ela simplesmente destrói o país.
É ESSE O “AMOR” QUE CERTOS CANTORES, ARTISTAS FALAM……VAMOS AGUARDAR
Gosto muito quando um esquerdista que apoia terroristas é aterrorizado pelos mesmos terroristas de esquerda que defende
Fogo amigo….só assim vão aprender que não se negocia com terroristas.
Boa, Dr. Cicrano! Parece um tipo de canibalismo. O desespero leva a atos impensados.
Mas, como assim? Houve um plebiscito em que praticamente 2/3 da população rejeitou a proposta. O que esses mal acabados ainda querem?
eleitores lunáticos geram presidentes mesquinhos
Como sempre a extrema esquerda mundial só respeita as regras quando lhe são favoráveis. Imprestáveis!
Já está com 60% de desaprovação em apenas 6 meses de mandato.
Isso pode ocorrer no Brasil, caso o nine finger venha a assumir o país.
Aonde tem socialismo so existe destruiçao eles sempre foram assim e sempre serão uns destruidores de pais
Esse idiota caiu no lugar errado, e na hora errada. Tão cretino que nem a esquerda o quer. Agora ele quer procurar os desaparecidos durante a ditadura, enquanto isso o país afunda. E tudo isso em só seis meses no cargo.
Que se danem. Quando deveriam agir não o fizeram, então aguentem as consequências.
Concordo com o Sr., “quem pariu Mateus que o embale”.