A extrema pobreza em Cuba chegou a 89% da população, de acordo com dados da sétima edição do estudo “O estado dos direitos sociais em Cuba“. O Observatório Cubano de Direitos Humanos (OCDH) foi o responsável pela divulgação do material.
A desaprovação da gestão econômica e social do governo de Miguel Díaz-Canel atingiu o recorde de 91%. Apenas 4% apoiam a gestão econômica e social do atual ditador cubano.
“A grave situação dos direitos sociais, juntamente com a repressão e a falta de confiança no futuro, está na base do crescente êxodo migratório que está ocorrendo”, afirmou o OCDH, sobre o estudo.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A organização, com sede em Madri, capital da Espanha, acrescentou: “Esta questão também deve gerar uma reflexão na América Latina, onde muitos políticos e acadêmicos aceitaram de forma acrítica a propaganda do governo cubano sobre seu modelo social idílico, alguns até sugerindo-o para seus próprios países”.
De acordo com o OCDH, “Cuba precisa urgentemente de pleno respeito aos direitos civis e políticos, abertura econômica e ações para reverter a grave situação de pobreza, algo impossível com o sistema atual”.
A pobreza de Cuba em números
A crise alimentar é vista como o principal problema social em Cuba por 72% dos entrevistados, superando outras questões como os apagões, que afetam 55% da população, e a inflação ou o custo de vida, mencionado por 50%.
Leia mais:
Questões relacionadas aos salários também incomodam, sendo citados por 49% dos cubanos, seguidos pela saúde pública, com 21%, e a corrupção, que preocupa 20%.
Alguns grupos sociais sofrem um maior impacto destas crises. Os idosos são os mais atingidos, com 78% deles relatando dificuldades, seguidos por pessoas que não recebem remessas do exterior (61%), os desempregados (44%) e até mesmo os presos (26%).
Um dado revela que 12% dos entrevistados estão desempregados. Entre estes, 69% estão sem trabalho há mais de um ano.
A escassez de alimentos e a falta de recursos financeiros têm levado sete em cada dez cubanos a pularem refeições, seja café da manhã, almoço ou jantar. Apenas 15% conseguem se alimentar regularmente, fazendo as três refeições diárias sem interrupções.
A crise alimentar afeta 80% da população negra e 83% daqueles que não recebem remessas do exterior. O número de pessoas que recebem apoio financeiro de familiares no exterior está em declínio, agora representando apenas 24% da população, sendo que 81% das pessoas negras não têm acesso a essa fonte de renda.
Além da crise alimentar, o sistema de saúde pública em Cuba é alvo de críticas, com 89% dos entrevistados avaliando-o de forma negativa.
A escassez de medicamentos também preocupa: 33% da população não conseguiu adquirir os remédios de que precisava, seja pelo alto custo ou pela falta de disponibilidade. Apenas 2% das pessoas conseguiram encontrar medicamentos nas farmácias estatais.
Quanto ao futuro do país, 53% dos cubanos preferem o modelo de desenvolvimento norte-americano, porcentual que sobe para 63% entre os mais jovens, com idades de 18 a 30 anos.
O modelo espanhol ou europeu é escolhido por 21%, enquanto apenas 3% consideram o modelo cubano atual como uma referência a ser mantida. A Rússia, apesar da aliança com o governo cubano, é vista como um modelo por apenas 3% da população.
Leia também: “A verdade ressuscitada”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 71 da Revista Oeste
Essa matéria deve ser enviada aos partidos de esquerda! Mandem em voz, pois podem ser que os frutos da Pátria Educadora não saibam ler, se o souberem, podem serem analfabetos funcionais e “não entenderem”. A hipocrisia da esquerda não tem precedentes na história, e nem terá no futuro distante quando todos eles tiverem o destino para o qual caminham.
Se o Comunismo fosse algo de bom, não estaria fugindo de lá nem limpando o traseiro com jornal…
É uma escolha das piores.
Pois é. A Coreia do Norte é uma ditadura. Os coreanos morrem de fome ou vão presos.
Venezuela é uma ditadura. Os venezuelanos, morrem de fome, emigram ou vão presos.
Cuba é uma ditadura. Os cubanos morrem de fome , emigram ou vão presos.
Tem uma extensa lista de países assim, ao redor do mundo. Em nenhum deles deu para se livrar do ditador por dentro.
Deprimente.
Como pode alguém em sã consciência, ainda defender o comunismo e o socialismo?
Um estado onde não se produza riqueza (alimentos, medicamentos, bens de consumo) não tem como evoluir. O modelo socialista não vai dar certo nunca, para o povo é claro, mas é o modelo ideal para aqueles que querem dominar e viver como faraós.
Um povo que não luta por sua liberdade, nunca vai evoluir !
E os que detém a riqueza do país são os Milicos Revolucionários, pseudos magnânimos Juízes da Corte Revolucionária? E a maioria do povo di miierrda que não fizeram nada contra, se contentaram com as migalhas, os contra ou morreram ou “viajaram” pra fora dessa latrina, como ocorre em vários países da América Latrina. O Brasil é um grande exemplo desse povo do amor.
Este governo busca um modelo visivelmente fracassado e que impõe à população um sofrimento desnecessário.
Progresso, não são todos que sabem alcançar pelo trabalho, ou não querem mesmo.
Me lembro que há quase 30 anos li uma matéria na Revista Veja( qdo a revista ainda valia) dizendo que os cubanos, na falta de papel higienênico faziam fila parar conseguir jornais antigos e que tinham preferência por certos jornais pela qualidade do papel utilizado. Hoje isto mudou ? Presumidamente não. Daí vem um filme, da ex-paquita. Esperemos que no mínimo uma pessoa como a Zoe Martinez venha a desmentir. Para quem não conhece tem o livro de confissões do ex-segurança do Fidel que revela toda a luxúria que o ditador vigia enquanto que povo era fuzilado ou passava fome. E ainda passa. Não esqueçamos das manifestações que aconteceram na época da Pandemia em que se não me engano mais de 900 foram presos dentre eles muitos jovens de menor.
Do jeitinho que o ladrão adora e idolatra. É isto que ele está fazendo com o Brasil.
Pois é, se não têm pão, que comam picanha.
Mas, um filmeco a ser lançado em breve, financiado por um tal imbecil banqueiro, mostra Cuba, romanticamente e bela!
Com declarações esdrúxulas, inclusive da filha do bandido, Che Guevara…..