A Força Aérea Brasileira (FAB) envia, nesta segunda-feira, 9, a segunda aeronave KC-30 para a repatriação dos brasileiros que estão nos territórios de Israel e da Palestina.
A missão faz parte da Operação Voltando em Paz, que vai repatriar os brasileiros depois do ataque do grupo terrorista Hamas contra o país.
A aeronave deve decolar às 16 horas da Base Aérea de Brasília (BABR). O destino inicial do avião é Roma, capital da Itália. No local, a tripulação vai aguardar a autorização de Israel para prosseguir.
+ O que você precisa saber sobre o ataque terrorista do Hamas
Estão presentes na aeronave dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga. Todos, segundo a FAB, são militares.
O envio dos aviões faz parte de uma operação com cinco aeronaves para repatriar os brasileiros. Desses, quatro possuem a capacidade de transportar 210 passageiros. Já o quinto pode acomodar 60 pessoas.
FAB enviou primeira aeronave no domingo
Às 18 horas do domingo 8, a FAB enviou o primeiro avião, também um KC-30, para repatriar os brasileiros, que estão em áreas de conflito em Israel. A aeronave pousou em Roma às 2h48 de hoje (horário de Brasília).
O avião aguardava a autorização de Israel para seguir ao destino. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores anunciou, há pouco, que o país autorizou a chegada da aeronave da FAB para a repatriação.
A pasta afirmou que “segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e na Palestina”. O ministério ainda desaconselhou “quaisquer deslocamentos não essenciais para a região”.
+ Hamas mantém mais de 100 reféns israelenses
Conforme a pasta, a Embaixada em Tel-Aviv recolheu, por meio de um formulário on-line, as informações de cerca de 1,7 mil brasileiros que manifestaram interesse na repatriação. A maioria seria turista.
“Os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade”, informou o ministério. “Em um primeiro momento, deverão ser priorizados os residentes no Brasil, sem passagem aérea. Reiteramos a recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.”
Na manhã de ontem, o Itamaraty informou que existem três brasileiros desaparecidos e um hospitalizado no sul do país. Eles estariam em uma festa, que acontecia próximo à Faixa de Gaza, quando começaram os bombardeios.