Em Cuba, cidadãos foram às ruas protestar pela falta de alimentos e eletricidade. Os protestos ocorreram no domingo 16. De acordo com o governo dos Estados Unidos, as manifestações foram pacíficas.
“Temos conhecimento de relatos de protestos pacíficos em Santiago, Bayamo, Granma e outros locais de Cuba, com cidadãos a protestarem contra a falta de alimentos e de eletricidade”, informou a Embaixada dos EUA por meio do Twitter/X. “Instamos o governo cubano a respeitar os direitos humanos dos manifestantes e a atender às necessidades legítimas do povo.”
Miguel Díaz-Canel, presidente cubano, também usou a rede social para comentar as manifestações. Na mensagem, o político reconheceu a onda de protestos relacionados ao fornecimento de eletricidade e à distribuição de alimentos, mas acusou os “inimigos da revolução” de usarem a situação para fins “desestabilizadores”. Em outra postagem, ele disse que “terroristas radicados nos EUA” estavam incentivando a “desordem” no país.
Desde que Fidel Castro tomou o poder, no fim da década de 1950, o país está sob o governo de uma ditadura comunista. Em 2018, Díaz-Canel se tornou o primeiro político a comandar o regime que não é parente direto do falecido ditador.
Cuba pede ajuda por falta de alimentos
No fim de fevereiro, o Programa Alimentar Mundial da Organização Nações Unidas (ONU) informou ter recebido um pedido do governo cubano para suprir a demanda por leite em pó para crianças com menos de 7 anos.
De acordo com a BBC, em julho de 2023, Jorge Luis Tapia Fonseca, vice-primeiro-ministro do regime, admitiu que o progresso para tornar Cuba mais autossuficiente para o consumo de alimentos estava atrasado. O político culpou os trabalhadores locais pelo problema.
Como gostam de culpar os outros pelos seus fracassos.Preparem-se para defender os Cubanos , está vindo um insurreição na ilha por falta de alimentos.
É eufemismo falar em “ditadura comunista” vez que nunca existiu nem está previsto ocorrer uma “democracia comunista”. Quanto à fome e miséria que assolam os cubanos presos à ilha é bom ter em mente que a cúpula do partido está imune àqueles males, vejam o aspecto bem nutrido e jovial do ditador na foto.
Mais um que vai tombar…Cuba sobreviveu na guerra fria graças aos Russos, depois, graças ao Chavez e o Maduro, mas agora, não tem mais ninguém apoiando…
É impressionante como socialistas/comunistas são teimosos, burros ou picaretas. Está mais que provado que esse p-o-r-r-a não funciona.
Ué, o que fizeram com as 125 toneladas de alimentos que o lula mandou prá lá, em prejuízo das milhares de crianças brasileiras que passam fome no Brasil? O próprio lula não disse que havia 30 milhões de pessoas famintas no Brasil? E ainda assim mandou 125 toneladas pra Cuba, no valor de 50 milhões de dólares. Por que os cubanos não apelam prá china, pra rússia, venezuela e irã?
Culpar os outros é o que melhor sabem fazer essa praga.
Pela foto do ditador, ele apresenta boa aparência e ainda veste um terno muito elegante, com um bom caimento. Esse papo de fome naquela ilhota é mais uma “fake news”. Imaginem só? Que audácia desses Manés?!
Kd a esquerdalha pra se posicionar, pra bater palmas, pra dizer que isso é que é regime de governo… só se for regime alimentar… bando de hipócritas… sinto pelo povo, pelas famílias, pelas crianças que desde cedo já usam esse cabresto que vem de décadas e não conseguem se rebelar diante dessa situação… Aqui no Brasil podem até tentar, como está acontecendo, mas não vão conseguir sem reação contrária.
Está é uma vantagem do socialismo e comunismo, deixa o povo em forma, acabando com obesos!
A fortuna “pessoal” de 900 milhões de dólares de Fidel Castro foi para outro lugar ?
Os fazulenses de Cuba, estão sentindo nos ossos, o tamanho da burrice que cometeram !
Regime Cubano insustentável,se revelando…seduziu o trabalhador, o escravizou para depois culpa-lo pelo fracasso…
Mas o Canel ai da foto não parece estar com problema alimentar…….infelizmente é o povo. Na época da ditadura de Fulgencio Batista Cuba ainda vivia, turistas americanos inclusive os mafiosos que levavam dinheiro a ilha, pessoas podiam vender e comprar imóveis, ter carros, tinham emprego etc….ai apareceram os irmãos barbudos e o dr hyde argentino e o povo começou a gritar “Viva La Revolución” e se bandeou para a proteção comunista russa….. deu no que deu. Ahora no adianta llorar. El malfeito está hecho.