A cachoeira Yuntai Falls, localizada na Província de Henan, na China, é impulsionada por uma rede oculta de canos. É o que admitiram autoridades turísticas. A revelação surgiu depois que um turista publicou um vídeo que mostra a água jorrando de tubulações. Isso levou a questionamentos dos internautas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Em declaração proferida na última terça-feira, 4, as autoridades turísticas do refúgio onde está localizada a cachoeira admitiram que haviam realizado um “pequeno aprimoramento”. O objetivo era melhorar a experiência de visualização para os turistas.
“A depender da estação do ano, não posso garantir que estarei em minhas melhores condições”, informaram as autoridades. “Para tornar sua experiência de viagem mais completa, passei por um pequeno aprimoramento. Quero encontrar meus amigos em melhor forma na estação seca.”
A experiência dos turistas que visitam a cachoeira na China
As autoridades não forneceram detalhes sobre quando os tubos foram construídos ou com que frequência foram usados. No entanto, sugeriram que os turistas que visitam a cachoeira nos meses mais úmidos do verão testemunhariam sua “magnificência de forma perfeita e natural”.
Leia mais:
Segundo o site oficial do parque, a paisagem natural atrai mais de 7 milhões de turistas chineses e de outros países todos os anos.
O local, segundo o site, possui formações geológicas próximas, que datam de mais de 1 bilhão de anos. A paisagem é uma das 213 certificadas globalmente como um geoparque global da Unesco.
Reações e controvérsias
“Se considerarmos que muitos visitantes vêm de fora da cidade, a área cênica instalou um dispositivo auxiliar para desviar a água para a fonte da cachoeira”, disse o funcionário, cujo nome é mantido em sigilo. “Isso seria um movimento para aumentar a experiência do visitante, com base na paisagem natural.”
A cachoeira fica na fronteira entre Henan e a Província vizinha de Shanxi. As autoridades de Henan já acusaram seus semelhantes em Shanxi de desviar a água do Yuntai. Eles foram acusados de planejar a construção de um reservatório e uma represa rio acima. Isso fez com que a cachoeira secasse em alguns meses.
Críticas
Ainda segundo o Henan Daily, o vídeo dos canos de água foi gravado em uma área íngreme, além dos limites da área turística permitida.
“Depois da verificação de várias fontes da área descobriu-se que a pessoa que fez o vídeo subiu até o local por uma trilha de outra Província”, informou a agência chinesa.
Leia também:
Vários internautas brincaram com a situação. Um usuário da plataforma chinesa Toutiao perguntou: “Se Dubai fixasse um cano de água no topo do Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, este não se tornaria a cachoeira mais alta do mundo”?
Outros tentaram defender as intenções da administração da área. Um internauta na rede social chinesa Weibo disse que uma cachoeira seca teria causado mais reclamações do que uma artificialmente melhorada.
Tudo que é chinês, ou é falso, e/ou não presta. Geralmente as duas condições subsistem em perfeita harmonia. Quem acredita e gosta de chinês é o lula e sua turma.
China Fake…! Alguma dúvida ?
Tudo manipulado para serem os melhores. Quem jogar com eles certamente “perderá”. A megalomania é sinal de CAPITALISMO SELVAGEM, invejaram e quiseram ser os maiores e mais bonitos do mundo em tudo. Tudo dentro de um programa do partido comunista, enquanto muitos chineses são escravizados e perseguidos covardemente.