Uma simulação feita por meio de inteligência artificial (IA) recriou o rosto de Jesus a partir do Santo Sudário. Segundo a tradição cristã, trata-se do tecido que cobriu o corpo de Cristo, depois de sua crucificação.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Esse retrato foi feito em comemoração aos 90 anos da primeira vez que o pano foi exibido publicamente. O trabalho foi feito pelo jornal britânico Daily Star. Os pesquisadores usaram o Midjourney, uma ferramenta de IA capaz de recriar imagens.
O que é o Santo Sudário, usado pelo Daily Star para recriar a imagem de Jesus Cristo
Conhecido como “pano sagrado”, esse objeto é altamente debatido entre os cristãos. De acordo com a crença, o tecido retrata o verdadeiro rosto de Cristo.
Leia também: “Descoberta imagem antiga de Jesus Cristo”
Isso porque, segundo a fé cristã, o tecido foi usado para envolvê-lo, depois de sua morte na cruz, conforme mostra o Evangelho de Mateus 27:59: “José tomou o corpo, envolveu-o num limpo lençol de linho.”
O pano tem 4,2 metros de comprimento e 1,1 m de largura. Apesar de estar em exibição pública há cerca de 600 anos, o Santo Sudário sempre foi alvo de debate.
Leia mais: “Lula e a estátua de Jesus”
O bispo francês Pierre d’Arcis, por exemplo, escreveu ao Papa Clemente VII em 1390. Na carta, ele expressou suspeitas de que o Sudário fosse uma “artimanha inteligente”, e questionou sua autenticidade.
Leia também: “O brasileiro que mostrou a (real) aparência de Jesus Cristo”