A polícia britânia informou nesta terça-feira, 29, que serão emitidas 20 multas por violações das medidas contra a covid-19 às pessoas que participaram das festas de Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, durante o lockdown.
A Polícia Metropolitana de Londres confirmou que as investigações continuam e que mais multas podem ser emitidas por causa das celebrações em meio ao isomento. No entanto, o departamento não revelou o nome das pessoas multadas.
Um relatório da investigação constatou que alguns eventos na residência oficial e no gabinete do governo do Reino Unido foram realizados durante o bloqueio rigoroso determinado no país por causa da pandemia de covid-19.
Em janeiro, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu desculpas pelos envolvidos nas festas do governo do Reino Unido em um discurso ao Parlamento. “Desculpe pelas coisas que simplesmente não acertamos e desculpe pela forma como este assunto foi tratado”, disse.
Após o escândalo, o Poder Executivo deu início a uma série de flexibilizações de restrições da pandemia, como o fim do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, além de aumentar o número de visitantes por residência — nos momentos mais duros da pandemia, um limite restrito de pessoas era permitido nas casas.
Leia também: “O fracasso do lockdown”, reportagem publicada na Edição 45 da Revista Oeste