A Fifa revelou nesta sexta-feira, 1°, durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2022, o mascote oficial do Mundial do Catar: La’eeb. O nome do mascote, que em árabe significa “jogador super-habilidoso”, foi apresentado ao público pela primeira vez em um vídeo exibido na abertura da cerimônia.
O desenho de La’eeb se baseia em lenços de cabeça tradicionais da cultura árabe. O novo mascote foi revelado em uma animação exibida pelo comitê organizador local antes do sorteio dos grupos.
“Estamos encantados em revelar La’eeb como o primeiro mascote oficial da Copa do Mundo no Oriente Médio”, disse Khalid Ali Al Mawlawi, diretor geral de marketing do comitê organizador local.
Depois do anúncio oficial, La’eeb agora se junta a outros mascotes de Copas passadas, como: Zabivaka, Munial na Rússia; Fuleco, Mundial no Brasil; e Zakumi, Mundial na África do Sul.
Nas redes sociais, La’eeb provocou reações entre os brasileiros. Não faltaram comparações com Fuleco, e até mesmo com o Gasparzinho, famoso fantasma das telas de cinema. Alguns usuários compararam La’eeb também com o “fantasma da Série B”, presente nos rebaixamentos de Grêmio e Cruzeiro no últimos anos.
A Copa do Mundo no Catar começa oficialmente em 21 de novembro deste ano, com a grande final marcada para 18 de dezembro.
Relacionadas
Fifa agora puxando saco dos árabes.
Estranho. Poderia ter sido melhor este mascote. A idéia foi boa, mas, a execução….