Tubarão, lançado em 1975, foi um dos maiores sucessos do cinema de todos os tempos. Mas sua filmagem foi um drama em si. O diretor Steven Spielberg tinha apenas 29 anos e o “astro” do filme — o tubarão mecânico batizado de Bruce — não funcionava. O clímax da ação acontece num barco, e seus três ocupantes — os atores Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Roy Scheider — viveram um drama à parte. Presos no barco por sucessivos atrasos na produção, eles entraram num conflito neurótico. Robert Shaw, constantemente embriagado, infernizou a vida do novato Dreyfuss.
O elenco original de Tubarão: Shaw, Scheider e Dreyfuss (Foto: divulgação). Agora, Ian Shaw, o filho de Robert, está fazendo sucesso em Londres com a peça The Shark Is Broken (O Tubarão Está Quebrado), que explora em tom de comédia o conflito entre os três atores. Ian, que visitou o set de Tubarão quando criança, interpreta o próprio pai. Ele revelou para o New York Times que Robert Shaw não queria trabalhar em Tubarão, mas precisava do dinheiro para sustentar a família.
Este vídeo (em inglês) dá uma ideia do clima na produção teatral:
Ainda bem que ele precisava de dinheiro, não? Simplesmente não consigo imaginar “Tubarão” sem o trio Robert Shaw, Richard Dreyfuss e Roy Scheider.