A Finlândia é um país nórdico conhecido pela remanescente cultura viking, e é também considerado o país mais feliz do mundo, de acordo com o veículo norte-americano World Happiness Report. O governo local, a fim de incentivar a entrada de mão de obra qualificada, oferece vagas de emprego para trabalhadores estrangeiros — inclusive brasileiros.
Dentre os principais atrativos que levam os estrangeiros a escolherem a Finlândia está a valorização do equilíbrio entre o trabalho e o lazer. O site de buscas por emprego Work in Finland informa que o país nórdico tem como diferencial cultural a oferta de uma jornada de trabalho com horário altamente flexível. A lei finlandesa estabelece uma carga de trabalho semanal de, no máximo, 40 horas.
O Work in Finland foi criado pelo próprio governo local a fim de maximizar o recrutamento de profissionais de outros países. Desenvolvido pelo setor público finlandês, o site que oferece vagas de emprego integra um programa governamental de incentivo à mão de obra chamado Talent Boost.
Hoje, a Finlândia oferece 420 vagas de emprego em todo o país. Porém, um elemento determinante para o sucesso na candidatura das vagas de trabalho é o domínio da língua inglesa; já as línguas oficiais do país — o finlandês e o sueco — são também um diferencial.
Quais são as principais vagas de emprego na Finlândia?
As vagas que o governo da Finlândia oferece aos profissionais estrangeiros são várias: desde engenheiro elétrico a professor do jardim de infância. Confira:
Tecnologia;
Engenharias;
Marketing;
Serviços;
Administração e finanças;
Recursos humanos;
Construção civil e educação.
E o salário?
A remuneração paga às funções varia de acordo com o nível de capacitação do candidato, e da complexidade do serviço. As leis da Finlândia, porém, proíbem que o trabalhador estrangeiro atuante no país ganhe menos do que um salário mínimo — montante que, atualmente, está em 1.331 euros por mês (o que equivale a R$ 7.167,57 no câmbio atual).
O visitante do Work in Finland encontrará o conteúdo do site nos idiomas inglês e finlandês, e na página é possível solicitar a candidatura para os diversos postos de trabalho. O usuário também encontrará informações sobre o processo de visto e um link do LinkedIn no site finlandês.
Quando alguém tem um problema com a instalação elétrica de casa, procura um eletricista ou um “elétrico”? Em Portugal, “elétrico” é o nome do veículo de transporte público de usa a eletricidade como fonte de energia. Jamais ouvi alguém dizer que vai chamar um elétrico para resolver um problema da sua instalação elétrica. Não há diploma de “engenheiro elétrico”. Essa categoria profissional simplesmente não existe, assim como não existe a profissão de “elétrico”. Sou engenheiro eletricista, como consta no meu diploma.
Engenheiro “elétrico”. Como é que isso funciona? Deve ser um troço que se liga na tomada e faz alguma coisa, como fazem todos os equipamentos elétricos. Sou engenheiro ELETRICISTA