publicidade
Mundo

Finlândia antecipa adesão à Otan

O país precisa da ratificação da Hungria e da Turquia para entrar na aliança militar

Finlândia Otan
Pelo temor da invasão russa na Ucrânia, a Finlândia decidiu cancelar a política de não alinhamento militar, em vigor desde a década de 1990, abandonando a postura de neutralidade, e se candidatando à Otan, em maio de 2022 | Foto: Divulgação/Wikimedia

O Parlamento da Finlândia aprovou nesta quarta-feira, 1º, a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), para a qual o país precisa ainda da ratificação da Hungria e da Turquia.

Pelo temor da invasão russa na Ucrânia, a Finlândia decidiu cancelar a política de não alinhamento militar, em vigor desde a década de 1990, abandonando a postura de neutralidade, e se candidatou à Otan, em maio de 2022.

Receba nossas atualizações

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, defendeu a adesão da Finlândia e da Suécia na organização e pediu à Turquia e à Hungria para ratificarem a entrada dos dois países na aliança, na terça-feira 28.

A entrada dos países do extremo norte europeu tem apoio quase unânime dos partidos políticos da Finlândia, incluindo aqueles que eram contra a Otan antes do início da invasão russa na Ucrânia.

Os deputados finlandeses aprovaram por 184 votos a favor uma lei que permite a entrada do país na aliança militar. Apenas um pequeno grupo de deputados de extrema esquerda e de extrema direita votou contra.

A aprovação da lei não significa que o país fará parte da Otan, mas estabelece um cronograma claro para a adesão da Finlândia.

Stoltenberg disse que o mais importante não é a entrada da Finlândia e da Suécia simultaneamente, mas que a adesão ocorra o mais rapidamente possível.

Relacionadas

 

 

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.