O ex-piloto Emerson Fittipaldi e o ex-vereador paulistano Andrea Matarazzo não conseguiram se eleger nas eleições da Itália. Os dois ítalo-brasileiros disputavam uma cadeira no Senado do país.
Fittipaldi e Matarazzo concorriam na disputa regional na América do Sul. O vencedor foi o argentino Mario Alejandro Borghese, que já era deputado na atual legislatura, com 58.233 votos.
Tricampeão mundial da Fórmula 1, Fittipaldi obteve 31.386 votos. Por sua vez, Matarazzo terminou o pleito com 27.202.
Dos 50,8 milhões de eleitores italianos registrados para votar, 4,7 milhões estão fora do país, sendo 418 mil deles no Brasil. O país faz parte da seção da América do Sul, ao lado de outras 12 nações.
Com 756 mil eleitores cadastrados, a Argentina historicamente tem mais força para eleger representantes no Parlamento da Itália. Dois deputados e um senador são indicados pelos países da América do Sul.
Fittipaldi concorria pelo Irmãos da Itália, partido de direita de Giorgia Meloni, que saiu vencedor na disputa principal. Já Matarazzo, que concorreu à Prefeitura de São Paulo pelo PSD em 2020, é ligado ao Partido Socialista, aliado do Partido Democrático, principal sigla de centro-esquerda da Itália.
Os eleitores ítalo-brasileiros não tiveram sucesso na disputa pelo Senado, mas conseguiram eleger para a Câmara Fabio Porta, da mesma chapa de Matarazzo, com 22.436 votos. A outra cadeira ficou com o argentino Franco Tirelli.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Esse Matarazzo é azarado mesmo…. Não ganha aqui, muito menos em outro país…. kkkkkk
o PD da Italia e´ o PARTIDO COMUNISTA !!!!!!!!!
PCI depois PDS depois DS depois PD .