O economista Pierre-Olivier Gourinchas, do Fundo Monetário Internacional (FMI), advertiu para o que está acontecendo na Argentina. “A situação econômica é muito preocupante”, disse, durante entrevista coletiva.
“Neste momento, a Argentina tem um processo inflacionário ancorado”, constatou. “A inflação ano a ano em junho foi de 64%. Há expectativas de que possa aumentar. Reduzi-la tem de ser a principal prioridade do país.”
O alerta feito pelo executivo nesta terça-feira, 26, veio um dia depois do encontro da ministra da Economia, Silvina Batakis, com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, em Washington, e funcionários da instituição.
Em março deste ano, a Argentina fechou um acordo com o FMI para refinanciar sua dívida de US$ 45 bilhões, contraída durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri, tornando-se o maior devedor do fundo.
Silvina tenta flexibilizar algumas exigências do FMI, como ajuste fiscal e menos intervenção do Estado na economia. Uma das queixas da vice-presidente do país, Cristina Kirchner, com o antecessor de Silvina era que o ministro havia aceitado muitas demandas da instituição financeira.
Além disso, durante as eleições legislativas, Cristina criticou o ministro por ele não ter aberto os cofres para custear programas sociais.
Leia também: “Peronismo à brasileira”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 121 da Revista Oeste
Pobre Argentina! Pobre NADA o povo escolheu agora roe esse osso. #FechadoComBolsonaro #EuQueroVotoImpresso #lulaNaCadeia #StfDaVergonha
A Venezuelacao da Argentina e dos demais países da América Latina, só espero que o Brasil continue do lado correto da Estrada.
Todos os países que se tornaram de esquerda estão na bancarrota.
A Argentina tinha tudo para ficar do lado correto e cambou para o lado do Comunismo, corrupção e inflação.
Triste destino. É um exemplo de como o voto e o “não-voto” tem consequências.
Se houver abstenção alta no BR, estaremos num abraço de afogados.
Foi assim na Colômbia recentemente: os conservadores ficaram em casa, e por isso o mal vai arruinar aquele país nessa década.
Sr Makoto não conhece os argentinos
“Isso que é presidente, o Brasil tinha que ter um presidente como o da Argentina” como diziam na época do “Fique em casa”.
Não serve nem como fertilizante!
Lamentável a situação dos Argentinos. Populismo não é a solução…. será que o Brasil não aprendeu com a lição ja vivenciada pelo descondenado?
Os países da Europa foram capazes de colocar o passado e as diferenças de lado para se unirem e constituírem a União Europeia, a Comunidade Europeia, com benefícios e obrigações, e prosperam. Como seria diferente o ambiente na América do Sul, América Latina se houvesse reflexão e inteligência e espírito cooperativo ao invés de comentários toscos, de baixo nível, que em nada contribuem, só reforça o subdesenvolvimento. Se queremos um futuro melhor para o Brasil é preciso desejar o mesmo para os nossos vizinhos.
Nossos vizinhos não querem um futuro melhor para eles mesmos, nem melhorar e nem progresso. Escolhem governos retrógrados e populistas. A busca por facilidades cria somente dificuldades.
“O socialismo acaba qdo acaba o dinheiro dos outros” Margareth Thatcher
Na Argentina, tem uma parcela da população que já está pensando que seria uma boa ideia ela ser anexada ao Brasil, se tornando um Estado Brasileiro. Enquanto tiver Peronismo, persiste a incompetência e a corrupção.
contém ironia
Vão quebrar merecidamente.
São quebrar igual arroz de terceira, e digo: merecidamente.
Ué…qual novidade há nisso? O PT de lá é tão nefasto e esculhambado quanto o daqui. É algo tão óbvio o resultado dos canhotas no governo, que nem requer qualquer estudo mais aprofundado.
Os caras só pensam naquilo $$$$$$…dos outros!…ParasiTas do Estado…
O molusco milongueiro e sua cartilha do Foro de São Paulo estão destruindo a Argentina.
Isso é dá eleger esses comunas corruptos.
A Argentina virou um morto vivo. Uma alternativa seria começar a vender pedaços de seu território para os vizinhos. Paga a dívida interna e externa e começa tudo do zero. Mas sem peronismo….
A China fará a maior oferta de compra, de acordo com o plano.