FMI: Isolamento levará a dura crise na América Latina

A América Latina deverá sofrer uma queda de 5,2% do PIB em 2020 por causa das medidas restritivas adotadas para conter o novo coronavírus. A projeção foi divulgada nesta terça-feira, 14, no relatório "Perspectivas da Economia Mundial", do Fundo Monetário Internacional (FMI).
-Publicidade-
Foto: FMI
Foto: FMI

Em relação à economia global, o recuo deve ser de 3% em 2020

Foto: FMI
-Publicidade-

A América Latina deverá sofrer uma queda no PIB de 5,2% em 2020 por causa das medidas restritivas adotadas para conter o novo coronavírus.

A projeção foi divulgada nesta terça-feira, 14, no relatório Perspectivas da Economia Mundial, do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O Brasil, a maior economia da região, terá uma contração no PIB de 5,3%; o México, de 6,6%; e a Argentina, uma queda de 5,7%.

O Chile vai se retrair 4,5%; a Colômbia, 2,4%; e o Peru, 4,5%.

Na Bolívia — que sofreu um convulsivo 2019, com a anulação das eleições gerais —, a contração será de 2,9%, e a Venezuela assistirá a uma retração de 15%, segundo as projeções do FMI.

O Paraguai, com declínio de 1%, e o Uruguai, de 3%, estão entre os países menos afetados.

Em janeiro, antes da pandemia, o FMI projetava para este ano 1,6% de expansão na economia da América Latina, abaixo da média global de 3,3% estimada para 2020.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site