Para a diretora-presidente do fundo, o impacto da crise do coronavírus será “tão ruim quanto durante a crise financeira global, ou pior”
O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que em 2020 a economia mundial deva encolher como consequência dos danos causados pela pandemia de coronavírus.
De acordo com um comunicado divulgado pela diretora-presidente do FMI, Kristalina Georgieva, a recessão deverá ser “pelo menos tão ruim quanto durante a crise financeira global, ou pior”.
Ela destacou a importância de que a doença seja contida e os sistemas de saúde sejam reforçados. “O impacto econômico é e será severo, mas, quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e forte será a recuperação”, afirmou Kristalina, que acredita que a economia mundial pode voltar a crescer em 2021.
A solidariedade deve ser o mantra entre os países, visto que o custo humano não pode ser medido. Ela convidou todas as nações a trabalhar juntas para diminuir os custos para as pessoas e as consequências econômicas.
O comunicado foi divulgado após uma reunião do fundo com os ministros responsáveis pela economia e os presidentes dos bancos centrais, obviamente por videoconferência.
Com informações do G1