Neste sábado, 4, as Forças de Defesa de Israel reportaram à imprensa que responderam a “numerosos” ataques do grupo terrorista Hezbollah na região de fronteira com o Líbano, no norte de Israel.
Ainda de acordo com os militares de Israel, “diversos alvos terroristas” foram atacados hoje. O exército israelense, no entanto, não divulgou mais informações — o que deve acontecer em breve.
Alerta máximo
As Forças de Defesa de Israel estão em “alerta máximo” na região de fronteira com o Líbano, onde tem reagido às séries de ataques do grupo terrorista Hezbollah — que declarou apoio ao Hamas e “morte a Israel!”.
Hassan Nasrallah, o líder dos radicais islâmicos, proferiu um discurso na sexta-feira 3 no sul de Beirute, capital do Líbano. No discurso dirigido aos membros da organização terrorista, Nasrallah afirmou que estão entre os seus principais objetivos acabar com a guerra na Faixa de Gaza, e garantir a vitória do Hamas.
מטוסי קרב של חיל-האוויר תקפו בשעה האחרונה מטרות של ארגון הטרור חיזבאללה בתגובה לירי שבוצע משטח לבנון מוקדם יותר היום, במקביל לתקיפות באמצעות ירי ארטילרי וטנקים.
— Israeli Air Force (@IAFsite) November 4, 2023
בין המטרות שהותקפו, תשתיות טרור, מחסני רקטות, ומתחמים המשמשים את הארגון pic.twitter.com/b91k5vRdsb
+Leia mais notícias do Mundo na Oeste
Hezbollah
O grupo terrorista Hezbollah é considerado mais perigoso do que o Hamas, que assumiu a morte de aproximadamente 1.400 israelenses nos ataques de 7 de outubro. Confira abaixo algumas características do grupo radical islâmico:
Imenso arsenal de guerra: segundo observadores internacionais, o Hezbollah dispõe de aproximadamente 150 mil foguetes e mísseis de longo alcance. Tal arsenal é cerca de 10 vezes maior que o do Hamas na fase inicial da guerra contra Israel.
Obediência cega ao Irã: o Hezbollah submete-se à autoridade do Irã mais que o Hamas. Isso porque o grupo terrorista palestino é sunita, com origem na Irmandade Muçulmana. Já o Hezbollah é de orientação xiita, e recebeu ajuda da Guarda Revolucionária do Irã desde o seu nascimento.
Ação global: se o Hamas só ataque Israel desde a fronteira de Gaza, os terroristas do Hezbollah alcançam lugares mais distantes. O grupo xiita já perpetrou ataques em Buenos Aires, Argentina, e na cidade brasileira de Foz do Iguaçu.
Terroristas muito bem treinados: o Hamas tem aproximadamente 44 mil terroristas; o Hezbollah, 100 mil. Ademais, o grupo xiita foi possivelmente o responsável pelo treinamento do Hamas, e pelo desenvolvimento de armamentos mais eficientes.