O Foro de São Paulo, entidade que reúne partidos e movimentos sociais de esquerda da América Latina e do Caribe, parabenizou Nicolás Maduro pela sua reeleição como presidente da Venezuela. O grupo definiu o resultado como uma “vitória da democracia”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Criado na década de 1990 por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fidel Castro, o Foro de São Paulo é composto por 123 partidos de 27 países. No Brasil, fazem parte do movimento o PDT, PCB, PCdoB, Cidadania e o PT.
🇻🇪 Con alegría felicitamos la victoria del compañero Nicolás Maduro, reelegido presidente por el pueblo venezolano, dando continuidad a la revolución bolivariana! Celebramos la amplia participación popular y la victoria de la democracia, en defensa de la paz y de la soberanía! pic.twitter.com/2JbaO2X2JM
— Foro de São Paulo (@ForodeSaoPaulo) July 29, 2024
“Com alegria parabenizamos a vitória do camarada Nicolás Maduro, presidente reeleito pelo povo venezuelano, dando continuidade à revolução bolivariana!”, escreveu o Foro de São Paulo, em publicação no X/Twitter. “Celebramos a ampla participação popular e a vitória da democracia, em defesa da paz e da soberania!”
A contestação da eleição na Venezuela
Maduro está no poder da Venezuela desde 2013, quando herdou o posto de Hugo Chávez. Antes, o ditador foi ministro das Relações Exteriores e vice-presidente da gestão chavista. Seu antecessor ocupava o cargo desde 1999.
O ditador Maduro foi reeleito com 51,2% dos votos, enquanto o candidato da oposição, Edmundo González, obteve 44,2%. O resultado é contestado pela oposição e por líderes internacionais. Governos autoritários, como China, Nicarágua, Cuba, Rússia, Bolívia e Honduras também parabenizaram Maduro.
Leia também: “A farsa eleitoral na Venezuela de Nicolás Maduro”
Já o Brasil aguarda o resultado oficial das eleições venezuelanas para se pronunciar, conforme comunicado do Itamaraty.
A população contrária ao regime chavista foi às ruas protestar contra o resultado da eleição. No município de Coro, no Estado de Fálcon, cidadãos derrubaram uma estátua de Hugo Chávez.
Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da "reeleição" do ditador Nicolás Maduro. pic.twitter.com/KMF3r4iyCh
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 29, 2024
Maduro expulsa embaixadores de 7 países
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, rompeu relações diplomáticas com sete países que contestaram sua vitória nas eleições do país, anunciada na madrugada desta segunda-feira, 29.
O regime chavista realizou o anúncio no fim desta tarde. Maduro também exigiu que os governantes retirem seus embaixadores da Venezuela imediatamente. Os países são:
- Argentina;
- Chile;
- Costa Rica;
- Peru;
- Panamá;
- República Dominicana; e
- Uruguai.
O que estão fazendo que ainda não fecharam esse Foro?
Antro de vagabundos, esquerdopatas, ditadores, etc.
Foro de São Paulo, aquele que o reinaldo azevedo dizia que não existia.